Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para falta de fome

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Uma preocupação muito comum dos pais com seus filhos é quando eles estão com falta de fome. Apesar de ser mais grave na infância, a ausência de apetite também acomete adolescentes e adultos. Independentemente do caso, essa é uma situação que deve ser combatida, e soluções naturais podem estimular o apetite e resolver o problema.

A ingestão dos alimentos certos é importante para os que comem pouco, pois assim elimina-se da dieta as comidas pobres em nutrientes, que enganam o organismo. Entre os remédios naturais que estimulam a fome, sucos fortes fazem o sistema digestivo reagir. Abaixo listamos algumas receitas preciosas para combater a falta de fome.

falta-de-fome

Sucos carregados de nutrientes ajudam a compensar a falta de fome. Foto: iStock, Getty Images

 

Chás auxiliam na falta de fome

 

Alguns chás digestivos são ótimos estimulantes de apetite. Entre eles, estão o chá verde, camomila, feno-grego, gengibre, losna, anis, melissa e boldo. Se tomados uma hora antes das refeições, eles abrem o apetite e ajudam na absorção dos alimentos, otimizando os valores nutricionais.

Se esta medida simples não resolver, um chá poderoso pode ser preparado com a infusão de três folhas de limoeiro, um colher (sopa) de ramos de tomilho, uma colher (sopa) de raiz de aipo e duas colheres de alcachofra picada em um litro de água. Deixe ferver e ofereça da mesma forma, uma hora antes das refeições.

 

Sucos para abrir o apetite

 

O suco de cenoura e levedura de cerveja é outra boa dica para acabar com a falta de fome de crianças e adultos. Passe uma cenoura pequena na centrífuga, fazendo um  suco, e complete com água até chegar aos 250 ml.

Este suco, juntamente com uma cápsula de levedura de cerveja (encontrada em farmácias de manipulação), deve ser tomado todos os dias,  uma hora antes do almoço – pode ser intercalado com os chás indicados acima. O suco de agrião ou chicória também podem ser consumido, da mesma forma que o de cenoura – diluído em 250 ml de água e tomado uma hora antes do almoço.

A melancia também é uma boa opção para o tratamento da falta de fome. Além de estimular o apetite, age como um excelente depurativo para os rins, diminuindo a retenção de líquidos, em crianças e adultos. O preparo diário é simples e pode ser feito até mesmo com as sementes da fruta, utilizada em quantidade desejada, batida no liquidificador com água.

Sementes de melão

As sementes de frutas combatem a falta de fome pois enriquecendo o cardápio de uma dieta pobre com vitaminas e minerais. Você pode bater 50 gramas de sementes de melão com 200 ml de água no liquidificador, coar e adoçar com mel. Este líquido deve ser ingerido duas horas antes das refeições.

Atenção à falta de fome dos idosos

Nos idosos a falta de fome pode estar relacionada às mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento, que trazem a perda da audição, olfato, paladar e dificuldade para mastigar.

Uma má alimentação em idade avançada leva a pessoa a deixar de ingerir nutrientes fundamentais para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Nestes casos, a família deve ficar atenta, e os sucos que apresentamos anteriormente são grandes aliados para a manutenção de uma vida saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!