Medicina Alternativa

Excesso de gordura no sangue: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Há dois tipos de colesterol no corpo humano: aquele que é considerado bom e aquele que é considerado ruim. Quando o colesterol ruim está presente em níveis acima do normal, aumenta o risco de se desenvolver problemas como a diabetes e as doenças cardíacas. Por isso, é muito importante estar atento ao nível de gordura no sangue e, quando necessário, adotar os meios necessários para reduzi-la.

 

gordura no sangue

É possível controlar a gordura do sangue com receitas caseiras. Foto: iStock, Getty Images

 

Problemas do excesso de gordura no sangue

 

O acúmulo de gordura no sangue pode formar placas que bloqueiam artérias e causam doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e sintomas bastante incômodos, como tonturas, taquicardia, dor de cabeça e outros.

Reduzir a gordura no sangue envolve, basicamente, a adoção de uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável e ativo – isto é, deixar de ser sedentário e praticar exercícios físicos com regularidade. Também é recomendável que, para controlar os níveis de gordura, sejam feitos exames de sangue periódicos – até porque, quanto mais cedo uma doença é diagnosticada, mais fácil o tratamento.

Quando a situação é extrema, o acompanhamento médico é essencial, mas quando os níveis não tiverem extrapolado os limites indicados, mas quase lá, é possível recorrer a remédios naturais e caseiros, regulando a dieta e baixando por conta própria esses níveis, prevenindo, assim, o aparecimento de problemas graves.

Quer conhecer quais são os remédios caseiros mais indicados para reduzir a gordura no sangue? Confira abaixo.

 

Receitas para reduzir a gordura no sangue

 

Alho

Nem todas as pessoas gostam do alho, mas o fato inegável é que ele possui diversas propriedades medicinais. Não é por outra razão que ele está sempre presente na maior parte das listas de remédios caseiros. É que o alho possui antioxidantes que combatem os danos causados ao organismo, auxiliando também na diminuição dos os níveis de gordura nas artérias.

Não bastasse isso, o alho é capaz ainda de aumentar o nível do colesterol bom, o HDL, reduzir a pressão sanguínea e o fluxo de sangue. Para obter esses benefícios, é possível consumir o alimento cru ou cozido.

Aveia

A aveia absorve até sete vezes seu corpo em água. Pode ser usada como aperitivo, em pães, sobremesas e até mesmo na carne. Ela é capaz de reduzir a capacidade que o colesterol tem de grudar-se nas paredes arteriais e, por isso, é uma ótima opção para reduzir a gordura na circulação sanguínea e para diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.

Azeite de oliva

Consumido em sua forma extravirgem e à temperatura ambiente, para que não perca suas propriedades, o azeite de oliva é um dos mais poderosos alimentos que existem para combater a gordura no sangue. É possível utilizá-lo em comidas como as saladas e, com isso, reduzir a possibilidade de complicações cardíacas.

Isso ocorre porque o azeite de oliva é uma gordura monossaturada e, por isso, possui menos chances de saturar-se – o colesterol oxidado é o que oferece maiores riscos, porque se reparte e vai grudando nas paredes das artérias. Portanto, se você quer reduzir a gordura na circulação sanguínea, adote o azeite de oliva como um alimento indispensável em sua dieta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!