[the_ad_group id="16403"]
Medicina Alternativa

Doenças respiratórias: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Tosse, dor de garganta, falta de ar e catarro são sintomas comuns de doenças respiratórias, e podem aparecer nos casos mais supérfluos até os mais graves. Livrar-se, ou pelo menos aliviar os sintomas desse tipo de doença é mais fácil e prático do que você imagina. Remédios caseiros, com produtos comuns, podem ser feitos por você mesmo, sem grandes mistérios. Siga na leitura e conheça algumas opções.

 

doenças respiratórias

Remédios naturais e caseiros combatem problemas respiratórios. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para doenças respiratórias

 

Chá de verbasco

O verbasco é uma planta medicinal usada há séculos como remédio natural para sanar dores de garganta, tosse, gripe, asma e bronquite. Para tanto, é preciso tomar de três a quatro xícaras do chá diariamente, até que cessem os sintomas dessas doenças respiratórias.

Para prepará-lo, basta ferver uma xícara de água com duas colheres de chá de folhas ou raízes de verbasco por 15 minutos. Depois disso, deixe o chá parado por 10 minutos, coe e beba morno.

Chá de tomilho

Por possuir componentes expectorantes, o chá de tomilho é muito usado como remédio caseiro no tratamento de tosses com ou sem catarro, e de gripes e resfriados. Seu consumo ajuda a desobstruir as vias respiratórias.

Basta misturar uma colher de sopa de tomilho em uma xícara de água fervente e deixar parado por cinco minutos. Coe a mistura e adoce a gosto. Você pode beber até quatro xícaras do chá por dia, lembrando que ele é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Xarope de mel e agrião

Para aliviar a tosse seca, um dos sintomas mais frequentes em quem sofre de alergias ou doenças respiratórias, o xarope natural de mel com agrião é ótimo. Ambos os ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias e, por isso, aliviam a sensação de irritabilidade na garganta. Veja como prepará-lo:

Ingredientes:

– 5 folhas de agrião

– 2 colheres de sopa de mel

– 100 ml de água

Modo de Preparo

Coloque o agrião e a água em uma panela e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe o chá parado durante 10 minutos. Adicione o mel e misture bem. Você deverá consumir três doses diárias, de quatro colheres (de sopa) do xarope.

Xarope de abacaxi

Outro xarope natural e eficiente para curar a tosse é o de abacaxi. Amasse uma fatia da fruta sem casca com um garfo, depois misture um copo de água, 10 gotas de própolis e uma colher de sopa de mel. Cozinhe em fogo brando, sem parar de mexer, até pegar consistência. Para ter efeitos benéficos contra as doenças respiratórias, tome uma colher de sopa do xarope diariamente.

Suco de alho

O alho é um ótimo remédio caseiro para tratar de uma das doenças respiratórias mais conhecidas, a bronquite asmática. Embora ele não tenha o gosto dos mais agradáveis, é um forte agente expectorante.

Amasse um dente de alho cru e sem casca e coloque em um copo de água, deixando repousar por uma hora. Tome dois copos do suco todos os dias, enquanto estiver com os sintomas da bronquite asmática. Tente tomá-lo junto com as refeições – isso vai amenizar o forte gosto e cheiro.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]