[the_ad_group id="16401"]
Medicina Alternativa

Trate a pelagra com uma reeducação alimentar

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

A pelagra é uma doença nutricional que se desenvolve pela falta de niacina – a vitamina B3 – no organismo. Esse aminoácido é essencial para o metabolismo celular, uma vez que forma coenzimas que produzem energia. Essas coenzimas também fazem parte da formação de hormônios, aminácidos, lipídios, entre outros. Desse modo, os primeiros a serem afetados são os tecidos que dependem da energia, como o cérebro, pele e mucosas.

 

Sintomas da pelagra

 

Os sintomas mais comuns dessa doença são manchas e crostas na derme, além de diarreia e demência. Essa disfunção é mais comum em idosos, alcoólatras e pessoas desnutridas, e não é contagiosa. A melhor forma de tratamento é corrigindo a deficência de nutrientes. Confira os alimentos ricos em vitamina B3 que você precisa adicionar em seu cardápio o mais rápido possível para combater a pelagra.

 

pelagra

Consumir os alimentos certos pode prevenir e tratar a pelagra. Foto: iStock, Getty Images

 

Alimentos que ajudam a tratar pelagra

 

1. Fígado bovino

Um bife de 85 gramas de carne de fígado bovino contém mais da metade diária de niacina que o organismo humano precisa para tratar a pelagra. A riboflavina (vitamina B2) presente na carne também ajuda na nutrição, convertendo carboidratos em energia. Porém, ele possui um nível de colesterol maior do que os outros alimentos e deve ser consumido de forma moderada. Coma o alimento uma ou duas vezes por semana.

2. Trigo

A aleurona, proteína presente na estrutura do grão de trigo, é rica em vitamina B3, fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. Além de nutrir, o trigo possui a capacidade de aumentar o colesterol bom e prevenir câncer no intestino. Essa proteína só é encontrada na farinha integral. Opte por comer derivados do trigo, por meio da farinha integral, todos os dias – por exemplo, pães, cereais, bolos, massas e tortas.

3. Cenoura

Assim como os demais legumes, a cenoura contribui muito para a saúde do organismo e contém niacina em abundância, afastando a pelagra de você. As fibras presentes ajudam a diminuir o colesterol ruim e, quando consumida crua, a cenoura fortalece a saúde dos dentes e da boca. Consuma esse alimento como salada, em sopas, purês, bolos e até mesmo em forma de suco. Nesse caso, basta bater no liquidificador com água e açúcar a gosto.

4. Amendoim

O amendoim é uma importante fonte de vitamina B3, proteínas, zinco, ácido fólico, magnésio, cobre, entre outros. Sua ação antioxidante também ajuda a manter o corpo saudável, parando reações de oxidação que podem causar danos às células. A coenzima Q10, outro componente presente, ainda transforma a energia dos alimentos em energia utilizável pelas mitocôndrias, que produzem energia para todas as atividades celulares.

5. Carne de frango

Além de ser recomendada na maioria das dietas, uma vez que possui pouca quantidade de gorduras saturadas, a carne de frango também é indicada para o tratamento de pelagra. Possui a niacina, que trabalha nos processos respiratórios e dilatação dos vasos sanguíneos.

Os tipos de enzimas e proteínas presentes nessa carne branca também tem influência sobre o humor, concentração e qualidade do sono de quem as consome.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]