Medicina Alternativa

Oxiúros: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

A oxiurose, que também é chamada de enterobíase, é uma doença infecciosa provocada por vermes que se alojam no intestino, os oxiúros. Eles são pequenos parasitas, parecidos com minhocas, que causam, entre outros sintomas, muita coceira no ânus. É uma doença da infância, mas pode perfeitamente acometer adultos também.

 

oxiúros

Remédios caseiros ajudam a eliminar os oxiúros. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre os oxiúros

 

Além da coceira no ânus, a infecção por oxiúros pode causar emagrecimento, enjoos, irritabilidade, além de, algumas vezes, inchaço e desconforto no estômago. Em alguns casos, seus sintomas podem ser confundidos com os da intolerância à lactose.

Esse tipo de problema ocorre principalmente em locais onde a higiene é precária, ou quando a pessoa não toma os cuidados necessários com o asseio, como ter as unhas cortadas, lavar muito bem as mãos e não colocá-las na boca. A oxiurose é contraída quando se ingere os ovos do verme por meio de alimentos contaminados, ao levar as mãos à boca depois de coçar a região anal ou por retro-infestação.

Remédios caseiros contra oxiúros

 

Algumas receitas de remédios caseiros podem ser bastante eficientes na luta contra os oxiúros. Entre as plantas mais usadas está a hortelã.

Junte quatro talos e 10 folhas de hortelã-pimenta e 300 ml de leite desnatado. Ferva e deixe esfriar. Depois de morno, coloque mel conforme seu gosto. Beba em jejum e repita o procedimento em sete dias.

O alho também é um excelente vermífugo natural. Procure aumentar a quantidade de alho que você usa na comida e faça um chá de alho. Coloque três dentes de alho em um copo de água, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Beba o chá morno, sempre depois das refeições, três vezes ao dia, por três semanas completas. 

 

Hábitos para prevenir a oxiurose

 

Não esqueça que as principais medidas para evitar a infestação por oxiúros são os cuidados com a higiene. Lave as mãos frequentemente, especialmente após cada ida ao banheiro, antes de comer ou preparar alimentos. Esfregue por um minuto, no mínimo, a cada lavagem.

As mãos são, na maioria das vezes, os veículos transmissores dos parasitas. As infestações destes vermes são contagiosas, por isso é preciso muita atenção à limpeza, para evitar também a reinfestação.

Ovos dos oxiúros ficam presos em roupas, roupas de cama e toalhas de banho. Lave-as com água quente e sabão. Lave diariamente roupas íntimas, pijamas, calças e toalhas. Seque suas roupas ao sol. O calor muito eficaz para matar os vermes.

Não abra mão de banhos diários. Se puder, tome um pela manhã e outro à noite. Os banhos da manhã são extremamente eficientes, pois vão fazer a limpeza dos ovos de oxiúros.

Evite ao máximo se coçar. Tente se controlar. Coçar áreas infectadas pode prender ovos embaixo das unhas – e aí você pode acabar infestando outra pessoa. Reduza a quantidade de açúcar ingerido. Este ingrediente é o alimento que dá energia aos oxiúros. Quanto mais açúcar eles têm, mais energia e vitalidade para reprodução.

E atenção, se você tomou todos os cuidados, fez os remédios caseiros e não conseguiu se livrar desses vermes, é bom procurar um médico. Você pode estar com outros tipo de vermes e, para diagnosticá-los, é preciso um exame mais minucioso.