Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para amenizar a alergia a pólen

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Muitas pessoas possuem alergia a pólen e, com a chegada da primavera, já começam a sentir todos os sintomas: espirros, tosse, coriza e coceira. O pólen são grânulos de pó microscópicos das plantas com flores, e é o mecanismo para a fertilização de árvores, gramíneas e ervas daninhas.

Quando as pessoas com alergia a pólen mais sofrem

Os causadores da alergia a pólen podem não estar no seu quintal, já que as partículas de pólen podem ser trazidas pelo vento. Cada planta tem um período específico de polinização. Embora as mudanças climáticas podem determinar a quantidade de pólen no ar, a temporada de polinização permanece constante durante a primavera.

Se você sofre com alergia a pólen, uma alternativa é utilizar uma medicação antialérgica, mas você também pode usar remédios caseiros para tratar este problema.

alergia-a-pólen

Os remédios caseiros podem amenizar os sintomas da alergia ao pólen. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros para aliviar a alergia a pólen

Solução salina

Irrigar o nariz com soro fisiológico pode ajudar a aliviar as alergias respiratórias, removendo as partículas que se alojam no nariz e causam inflamação. Na verdade, a solução salina pode até mesmo lavar algumas das próprias células inflamatórias.

Você pode comprar uma solução salina na farmácia ou fazer a sua própria, diariamente, com a mistura de uma colher de chá de sal em um litro de água morna. Adicione também uma pitada de bicarbonato de sódio. Depois é só cheirar um pouco da solução, em uma narina de cada vez, permitindo que ele seja drenado de volta para fora através do nariz ou boca. Repita o método duas vezes por dia.

Hortelã-pimenta

Quem sofre de alergia a pólen sabe que um chá quente pode proporcionar alívio dos sintomas, e um deles é o chá de hortelã-pimenta. Os benefícios desta planta vão muito além do seu cheiro delicioso, já que seus os óleos essenciais atuam como um descongestionante e suas substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias também podem ajudar.

Para fazer o chá de hortelã-pimenta, coloque algumas folhas de hortelã a ferver em água por cinco minutos. Beba o chá quente, inalando o vapor que sair da bebida.

Quercetina

A quercetina é um flavonoide que pode controlar a libertação de histaminas do corpo e outras substâncias químicas que têm um efeito sobre a resposta imune do corpo a alérgenos. Especificamente, esta substancia pode ajudar na congestão causada por alergia a pólen.

Quando combinada com vitamina C e extrato de semente de uva, a capacidade para reduzir os sintomas de alergia de pólen também aumenta significativamente. A quercetina pode ser encontrada na cebola, brócolis, vinho tinto e maça. Por isso, vale acrescentar estes alimentos em seu cardápio.

Óleo de eucalipto

O aroma forte do óleo de eucalipto pode abrir as suas fossas nasais congestionadas. Algumas pesquisas sugerem que o óleo essencial, extraído a partir das folhas da árvore de eucalipto, tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e seu vapor produz uma sensação semelhante ao mentol, que pode fazer tornar mais fácil respiração.

Tente adicionar algumas gotas de óleo em uma tigela de água fervente e inale o vapor da água, ou coloque algumas gotas no chão do chuveiro.