[the_ad_group id="16401"]
Pele

Pele masculina: fazer a barba exige cuidados especiais. Confira!

Por Redação Doutíssima 28/06/2014

Muitos homens ainda resistem em considerar importantes os cuidados com a pele masculina. No entanto, esta atenção é necessária na mais básica das ações do homem, como o simples fato de fazer a barba, o qual já exige procedimentos específicos e que visam o bem-estar da pele masculina, além da higienização.

Atenção à pele masculina no barbear

Pelo menos uma vez por semana, os homens costumam ficar em frente ao espelho do banheiro para fazerem a barba, deslizando o aparelho de barbear ou a lâmina muitas vezes e sem a devida precaução.

Cuide da pele: use produtos corretos e não prolongue a vida útil da lâmina. Foto: Shutterstock

Cuide da pele: use produtos corretos e não prolongue a vida útil da lâmina. Foto: Shutterstock

Erros maltratam a pele masculina

Agindo de forma despreocupada ao se barbear, muitos homens cometem pequenos erros que podem resultar em irritações, em pelos encravados, em foliculites ou até mesmo cortes, que comprometem a saúde da pele masculina.

Além disso, outro equívoco bastante comum dos homens no ato de fazer a barba é que, geralmente, eles não usam os produtos corretos e também prolongam o tempo de vida da lâmina, desgastando mais a pele masculina.

Cuidados com a higiene da pele masculina

Leia a seguir uma relação de sete dicas para evitar problemas decorrentes do barbear. Seguindo estes cuidados, relacionados à pele masculina, você estará cuidando da sua aparência de forma saudável e evitando surpresas desagradáveis. Confira:

1. Aproveite o pós-banho: tome banho e só depois faça a barba, pois a higiene facial irá melhorar a lubrificação da pele, além de reduzir o risco de ferimentos. Lembre-se: a água morna dilata os poros e promove um melhor barbear.

2. Pele acneica: problemas com acne na pele masculina exigem cuidado redobrado para não cortar os pontos inflamados durante o barbear. Caso isso aconteça, poderá ocorrer a dispersão das bactérias presentes nessas microlesões para outras áreas da pele. Prefira barbear estas regiões com acne por último.

3.Use os produtos adequados: não use sabonete para se barbear, pois é fundamental usar os cosméticos corretos para uma pele masculina sadia. Prefira usar espuma em gel, creme ou mousse, para que os pelos fiquem mais maleáveis e diminua o risco de lesões.

Recomenda-se espuma tipo gel para homens com pele oleosa e o tipo mousse para pessoas com pele normal. Já o creme é recomendado para tanto para peles secas ou quanto normais.

4. Como barbear: comece pelas laterais do rosto, costeletas, bochechas e maxilar, locais onde a pele masculina é menos sensível. Deixe o queixo por último, pois os pelos desta região comumente demoram mais para amolecer.

Ao passar a lâmina, lembre-se de não pressioná-la contra o rosto ou passá-la várias vezes na mesma área, pois isso aumenta o risco de traumas. Ao se barbear, siga o sentido de crescimento dos pelos. Embora o corte no sentido oposto seja mais rente, pode aumentar o risco de irritações, de foliculite e de pelo encravado.

5. Troque a lâmina: use no máximo três vezes a mesma lâmina de barbear, pois quando ela está gasta pode machucar a pele e provocar cortes. Após se barbear, lave bem e enxugue-a antes de guardá-la.

6. Água fria depois:após o barbear, lave o rosto com água fria. Isso restabelece a dimensão dos poros que ficaram dilatados com a água morna. Além disso, há uma contração dos vasinhos, evitando sangramentos. Verifique apenas se suas mãos estão limpas antes de colocá-las em contato com o rosto.

7. Loção pós-barba: para um bom barbear e manter a pele masculina saudável, é aconselhável usar uma boa loção pós-barba. O produto ajuda a fechar os poros, além de aliviar possíveis irritações provocadas pela lâmina. A loção contêm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e hidratantes. Prefira as loções sem álcool, que pode irritar, ressecar a pele e ainda causar ardor.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Queda de cabelo no outono: qual a relação entre a estação e a perda dos fios?

5 Dicas para acabar com a queda de cabelo

Saiba qual a barba ideal para seu tipo de rosto

Os riscos de fazer a barba diariamente

Seu cabelo oleoso também não tem volume? Chega de sofrer: 10 dicas para dar volume a cabelos oleosos

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Tudo sobre o botox: vantagens e desvantagens


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]