Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para insolação

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Nessa época de calor, nada melhor do que uma boa praia ou piscina para refrescar um pouco. Mas não esqueça que alguns cuidados precisam ser tomados para que essas horas de lazer não resultem em problemas. Se você já ficou muito tempo exposto ao sol forte e não está se sentindo muito bem, não se preocupe. Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar um caso de insolação.

 

insolacao

Soluções caseiras e naturais ajudam a tratar um caso de insolação. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para tratar insolação

 

1. Desidratação

 

Relacionada à exposição excessiva ao calor, entre outros motivos, a desidratação é um sintoma de insolação que acontece quando o corpo perde água e sais essências como sódio e potássio. O soro caseiro é um ótimo remédio para repor esses compostos.

Para fazer isso, basta misturar um litro de água, uma colher rasa (chá) de sal e duas colheres rasas (sopa) de açúcar. Tome durante o dia, mesclando com água e sucos naturais. Não esqueça que o soro caseiro tem durabilidade de 24 horas.

2. Queimadura

 

A queimadura solar causada pela insolação não se resume apenas à vermelhidão e ardência. Ela pode causar bolhas, manchas e até câncer de pele. Para tratar desse mal, você deve preparar um gel à base de mel, babosa e alfazema, que hidrata a pele e agiliza a troca da derme e a cicatrização.

Separe duas colheres (chá) de mel, duas colheres (chá) de gel de babosa e duas gotas de óleo essencial de alfazema. Comece retirando o suco da babosa. É só cortar ao meio uma folha de uma babosa e retirar o gel com o auxílio de uma colher. Depois, pegue um recipiente e junte todos os ingredientes, mexendo até conseguir um creme uniforme.

Então lave com água fria a região afetada e aplique uma camada do gel, deixando agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, lave com água fria novamente. Faça isso todos os dias.

3. Tontura

Sobrecarregado, o mecanismo de regulação de temperatura corporal diminui o volume de sangue circulando, podendo causar tontura e vertigem em uma pessoa com insolação. Quando isso acontecer, você pode aproveitar as propriedades do gengibre, que age estimulando o irrigador sanguíneo.

Faça o chá da planta medicinal preparando uma infusão de quatro rodelas de gengibre amassadas em um litro de água fervente. Após 10 minutos, beba, adoçando com mel se achar necessário.

4. Temperatura corporal

Grande exposição ao sol costuma aumentar significativamente a temperatura corporal do indivíduo, provocando febre. Para refrescar o corpo, faça uma compressa com uma toalha banhada em água fria e aplique sobre a testa.

Molhe novamente assim que ela esquentar. Se optar por um banho, não tome uma ducha de água gelada, que, apesar de diminuir a temperatura, aumenta a frequência cardíaca. Prefira um banho com água morna, evitando um choque térmico.

5. Vômito

Para acabar com o vômito causado pela insolação, prepare um chá de manjericão, que, graças às suas propriedades calmantes, diminui as contrações musculares responsáveis pelo mal-estar. Ferva por 10 minutos 20 gramas de folhas de manjericão frescas em um litro de água. Depois coe e beba quando achar necessário.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!