Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar pequenas queimaduras

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

Por mais cuidado que seja tomado, pequenas queimaduras são ocorrências comuns em pessoas que têm um cotidiano muito corrido e atarefado. Uma queimadura é classificada conforme a sua gravidade, de primeiro a quarto grau, mas mesmo a mais simples gera incômodo e desconforto. A boa notícia é que, nesses casos, podemos recorrer a rápidos truques caseiros para aliviar as dores.

pequenas-queimaduras

Queimaduras de primeiro grau podem ser aliviadas com remédios naturais. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar pequenas queimaduras

As queimaduras de primeiro grau são aquelas superficiais, que atingem apenas a primeira camada da pele (a epiderme). Mesmo assim, é uma queimadura dolorosa, que regride apenas depois de alguns dias. A mais comum das pequenas queimaduras é a causada pela exposição em excesso ao sol.

Seja qual for a causa, a primeira dica é, depois do acidente, colocar a pele sob água corrente por alguns minutos. Para aplicar os remédios caseiros que você vai aprender a fazer abaixo, antes remova todas as roupas e também acessórios como colares, relógios e anéis.

Se o machucado tiver provocado bolhas ou se tem um aspecto esbranquiçado, é sinal de que uma camada mais profunda da pele foi atingida. Nesse tipo de situação, a orientação é procurar um médico. Já no caso das pequenas queimaduras, siga as dicas abaixo.

Melhores remédios caseiros para tratar pequenas queimaduras

Cascas de banana

A fruta evita a formação de bolhas e acelera a cicatrização, pois possui uma substância muito utilizada no tratamento de feridas. O melhor modo de utilizá-la é colocando a parte interna da casca da banana sobre a queimadura e depois cobrir com uma gaze esterilizada. Repita o procedimento várias vezes ao dia, substituindo a casca.

Aloe vera

O aloe vera, também conhecido como babosa, é um dos remédios caseiros mais eficientes quando se trata de pequenas queimaduras na pele. Uma das formas de utilizá-lo é cortar uma folha da planta e aplicar seu gel na zona afetada. Para obtê-lo, retire os espinhos da folha de babosa e raspe até sair o gel.

Coloque a substância em uma faze esterilizada e deixe sobre a pele. A aloe vera, além de aliviar a dor, também acelera a regeneração do tecido, sendo muito indicada nos casos de excesso de sol.

Alface

A verdura tem ação analgésica, além de ajudar a rejuvenescer a pele. O mais indicado é usar três folhas de alface, misturadas a duas colheres de sopa de azeite. Coloque a mistura numa compressa e aplique no local machucado. A compressa deve ser trocada três vezes ao dia.

Batata

Você pode bater a batata, mesmo crua, em um processador de alimentos e colocar a mistura sobre o local que está ardendo. Ela é um poderoso hidratante e aliviará a dor causada pelas pequenas queimaduras em poucas horas.

Mel

Aplique um pouco do ingrediente sobre a pele queimada. Além de ajudar na regeneração da pele, ele evita infecções no local. Se preferir, também é possível diluir o mel para facilitar sua aplicação na área.