Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com agrião

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Um dos vegetais mais completos, o agrião, quando incluído no cardápio diário ou usado em receitas medicinais caseiras, é um excelente agente para o aumento da imunidade, prevenção do câncer e apoio à tireoide, aliando-se às defesas do corpo humano. Além disso, é uma enorme fonte de vitaminas e minerais, como vitamina C, cálcio, ferro, ácido fólico, vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, magnésio, fósforo e outros nutrientes necessários para a manutenção de uma boa saúde.

 

Valor nutricional do agrião

 

Uma porção de agrião contém cerca de 42% do valor diário de vitamina A recomendado. É um poderoso antioxidante – suas folhas são ricas demais em aminoácidos que auxiliam no combate da atividade dos radicais livres no organismo. A clorofila abundante encontrada na folhas de agrião contém muitas enzimas digestivas, o que confere um poder expectorante e de manutenção do ciclo da comida no organismo.

agriao

Agrião é um alimento com um alto valor nutricional. Foto: iStock, Getty Images

 

Principais remédios caseiros com agrião

 

Chá para tosse e catarro

Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: meia xícara de chá de folhas e talos de agrião, uma colher (sopa) de mel e 100 ml de água. Basta adicionar as folhas e talos da planta em um recipiente com água fervente, tampar e deixar descansando até que esteja morno.

Após coar o chá, adicione a colher de mel ou a quantidade desejada para adoçar a bebida e misture bem. Esta infusão deve ser ingerida quente, pelo menos duas vezes por dia, facilitando a expectoração dos pulmões e fortalecendo as vias aéreas.

Suco para problemas respiratórios

Este suco é bastante forte, ideal para crises de asma e bronquite. Bata no liquidificador um copo de suco natural de laranja, dois ramos de agrião (pode ser com o talo também), meia cenoura, uma colher (sopa) de mel e meio copo de água.

O mel, além de emprestar suas propriedades curativas, ajuda a adoçar, podendo ser acrescentado a gosto. O recomendado é consumir o suco três vezes ao dia, entre as principais refeições.

Xarope caseiro

Essa receita é ideal como calmante e expectorante para gripes e resfriados. Você vai precisar de um maço inteiro de agrião, incluindo o talo, duas colheres das de sopa de mel, uma xícara de açúcar e água filtrada.

Lave bem as folhas e talos e corte em pedações pequenos, coloque em uma vasilha, juntamente com uma xícara das de chá de água fervente. Tampe a infusão e deixe ficar abafado por 10 a 15 minutos. Coe, retirando as folhas. Ao líquido, junte o açúcar e leve ao fogo baixo, em uma panela esmaltada ou de inox.

Mexa sempre até formar uma calda espessa. Apague o fogo, tampe o recipiente e deixe descansar por duas horas. Depois disso, acrescente o mel. Acondicione em vidro apropriado e limpo. Tome uma a duas colheres das de sopa, três vezes ao dia. Crianças devem tomar a metade desta dose. Faça o tratamento durante o tempo necessário à cura.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!