Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para hiperidrose

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Chamada popularmente de “suor excessivo”, a hiperidrose é bastante comum, afetando principalmente os homens. Além de causar desconforto, o distúrbio nas glândulas sudoríparas gera constrangimento em algumas situações, por exalar um odor forte e manchar roupas, em geral na região das axilas.

hiperidrose

Há excelentes métodos caseiros para conter a sudorese excessiva. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a hiperidrose

 

A doença acomete ainda as palmas das mãos e dos pés, e suas causas estão associadas a diversos fatores que interferem no funcionamento hormonal, tanto psicológicos quanto orgânicos. Em geral, a transpiração desproporcional ocorre de forma independente à temperatura ambiental e é disparada em momentos de ansiedade, nervosismo ou estresse – uma espécie de fuga que o organismo encontra para dar vasão a uma tensão psíquica.

 

Além de tratamento medicamentoso convencional e de terapias psicológicas auxiliares, a hiperidrose pode também ser combatida em casa, através de da combinação entre uma dieta equilibrida, pequenas mudanças nos hábitos cotidianos e métodos alternativos amplamente conhecidos, muitos deles baseados em plantas. A seguir, apresentamos algumas das dicas mais eficientes.

 

Métodos caseiros para tratar a hiperidrose

 

Alimentação

 

Em condições orgânicas normais, o suor é produzido para equilibrar a temperatura corporal; porém, como quem sofre de hiperidrose está com esse sistema desajustado com relação ao ambiente externo, seu cérebro levará em maior conta as informações internas.

 

Neste sentido, pesa bastante a alimentação, tanto pelas calorias que gera quanto pela característica do que é absorvido. Em outras palavras, uma dieta regrada e balanceada ajuda a manter sob controle a produção de sudorese.

 

Alimentos quentes ou capazes de acelerar a transpiração, tais como o álcool, chocolates, lasanhas, feijoadas, cafeína e pimentas devem ser evitados, assim como as farinhas, massas, gorduras e açúcares, que podem interferir na pressão sanguínea e elevar a temperatura interna.

 

Chás

 

Diversas plantas dispõem de ótimas propriedades terapêuticas, inclusive para os casos de hiperidrose. Algumas das mais indicadas são a sálvia e a bardana, cujos nutrientes favorecem o contole da sudorese e o funcionamento dos gânglios linfáticos. Também oferecem boas opções de tratamento a erva de São João, a camomila e a valeriana.

 

Mel e vinagre

 

Conforme o conhecimento popular, tomar duas colheres da mistura feita com esses dois ingredientes, três vezes ao dia, ajuda a bloquear a produção desenfreada de suor de modo natural e sem contra-indicações.

 

Para vestir

 

Priorize o uso de roupas de fibras naturais, como seda e algodão, que facilitam a circulação de ar sob os braços. Camisas sem mangas ou regatas também são indicadas, bem como os modernos tecidos sintéticos que dispõem de sistema de sucção da umidade.

 

Para tratar

 

 

Diversas terapias alternativas apresentam resultados efetivos no tratamento de hiperidrose. As principais são acupuntura, hipnose e ioga, além de técnicas de meditação e biofeedback.

 

Bicarbonato de sódio

 

Dilua uma dose de bicarbonato de sódio em aproximadamente 10 ml de água, até formar uma massa homogênea. A seguir, aplique nos locais com maior concentração de suor e deixe atuar por pelo menos cinco minutos. Repita três vezes ao dia, por uma semana.

 

Fécula de milho

 

É outra boa opção para a higienização e pode ser utilizada isoladamente ou adicionada ao bicarbonato da receita anterior. Utilize diariamente, após o banho, quando os poros estão mais abertos e receptivos.

 

Talco

 

Opção mais simples e corriqueira, em quase todas as residências há sempre talco. Aproveite e mantenha sempre as mãos secas, com pequenas doses do produto. Se quiser, pode estender também o uso às axilas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!