Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para boca seca

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

A boca seca é uma condição normal e corriqueira, mas é possível que seja um sintoma de um quadro clínico chamado pelos especialistas de oxerostomia. Esse problema ocorre devido a uma mudança na composição da saliva ou da redução do fluxo salivar. Mas alguns remédios caseiros são ótimos para tratar essa questão.

boca-seca

Remédios caseiros ajudam a acabar com a secura da boca. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a boca seca

 

Todos nós precisamos de saliva para umedecer e limpar a boca, além de digerir os alimentos. A saliva também impede a infecção, já que consegue controlar bactérias e fungos na boca. Na maioria das vezes, a boca seca é o resultado da uma diminuição da saliva devido a um efeito colateral de alguma medicação. Menos frequentemente, ela é ser causada por uma condição que afeta diretamente as glândulas salivares.

 

Também é possível estar associada com envelhecimento, desidratação, estresse, ansiedade, ronco, depressão, fumar ou beber muito álcool. Mulheres grávidas ou lactantes também têm a possibilidade de ficar com a boca seca, devido à desidratação e às alterações hormonais.

 

Este problema é facilmente tratado com mudanças no estilo de vida e remédios caseiros. Certifique-se de seguir estes métodos diariamente, até que os sintomas desapareçam.

 

Remédios caseiros para a boca seca

 

Hidratação

 

A desidratação é uma das razões mais comuns por trás da boca seca. Então, a melhor coisa que você pode fazer é aumentar a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado. Com a hidratação adequada, será mais fácil para o seu corpo produzir mais saliva e ajudar a se livrar dos sintomas da boca seca.

 

Beba pelo menos oito copos de água por dia, além de comer muitas frutas à base de água, como abacaxi e melancia e vegetais como o pepino. A água de coco e chás de ervas, como chá verde, chá de camomila, também são ótimas opções. Além disso, evite bebidas com cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que contribuem para a desidratação.

 

Erva-doce

 

Os flavonóides encontrados nas sementes de erva-doce estimulam o fluxo de saliva e, portanto, melhoram problemas com a secura na boca. Além disso, seu sabor aromático ajuda a combater o mau hálito que acompanha a boca seca. Você pode mastigar algumas sementes de erva-doce, várias vezes por dia, ou misturar quantidades iguais de sementes de erva-doce e sementes de feno-grego e fazer um chá.

 

Aloe vera

 

Um remédio antigo para tratar a boca seca é a aloe vera. Ela também ajuda a proteger o tecido sensível da boca e melhora o paladar. Para isso, basta beber ¼ de xícara de suco. Também é possível aplicar o gel puro de aloe vera em torno de sua boca com um cotonete. Deixar agir por alguns minutos e, em seguida, enxágue com água fria. Faça isso duas ou três vezes por dia.

 

Limão

 

O suco de limão estimula a produção de saliva e alivia a boca seca. Além disso, a sua natureza ácida ajuda a limpar a boca e eliminar o mau hálito. Use o suco de meio limão e um pouco de mel para fazer uma mistura que deve ser consumida todos os dias.

 

Você também pode beber limonada caseira para tratar a boca seca ou polvilhar um pouco de sal em um pequeno pedaço de limão e esfregar em sua língua, para aprimorar o seu paladar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!