Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de mulungu

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Se você está cansado e estressado, talvez tudo o que você precisa é adicionar uma xícara de chá de mulungu em sua rotina. Esta planta comum no Brasil é um santo remédio para muitas condições que afetam a nossa saúde mental. Com ela, é possível tratar algumas doenças relacionadas com o estresse do dia a dia naturalmente, sem o uso de medicamentos que, às vezes, trazem uma série de efeitos colaterais indesejados.

 

cha-de-mulungu

Chá de mulungu é muito eficiente para aliviar o estresse. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre o chá de mungulu

 

A casca e a raiz da árvore de mulungu são usadas pelos indígenas para promover o relaxamento há muitos anos, mas ainda são pouco conhecidas em diversos locais. O segredo do chá de mulungu está nos altos níveis de flavonoides da planta, que possuem um efeito antioxidante, e de alcaloides potentes, que ajudam a reduzir a ansiedade. Além disso, suas propriedades naturais atuam de diversas maneiras em nosso organismo, até mesmo para melhorar a saúde do fígado e do coração.

Veja quais são os principais benefícios do chá de mulungu e descubra por que você deve ir em busca desta planta agora mesmo.

 

Benefícios do chá de mulungu

 

Ansiedade

O chá de mulungu é um método muito eficiente no tratamento da ansiedade. A planta ajuda a gerenciar condições como o transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes tornar o mulungu como único tratamento relacionado a esse tipo de problema.

Dor

Outro grande benefício do chá de mulungu é na diminuição da dor, segundo uma pesquisa realizada em 2013. Durante alguns testes com ratos, descobriu-se que o extrato de mulungu atua como uma substância que reduz a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. Com isso, este pode ser um ótimo remédio caseiro para acabar com sintomas dolorosos de muitas doenças.

Epilepsia

Um benefício importante relacionado ao chá de mulungu está ligado aos seus efeitos anticonvulsivos. Em um estudo realizado em 2012, pesquisadores descobriram que o composto extraído das flores da planta mulungu ajudou a inibir convulsões – por isso, ele também pode ser usado para pacientes com epilepsia. Mas antes de usar esta planta como tratamento, é sempre importante conversar com um médico.

Perda de peso

Devido à sua natureza calmante, o mulungu provoca uma sensação física geral de bem-estar, o que pode atuar até mesmo como um inibidor de apetite natural. Por esta razão, o chá de mulungu é particularmente eficaz para a perda de peso em pessoas que procuram comer devido à ansiedade ou até mesmo ao estresse.

Problemas no fígado

Para quem sofre de problemas no fígado, incluir um chá de mulungu pode beneficiar o tratamento. Devido ao seu alto pode antioxidante, o mulungu atua equilibrando, tonificando e fortalecendo os órgãos do corpo, inclusive o fígado. Com isso, esta planta se torna eficiente em muitos casos de problemas hepáticos.

Insônia

Como a planta é um relaxante natural, pode ser a solução para muitos problemas relacionados com a saúde mental, o chá de mulungu atua na melhoria do sono. Com isso, pode ser muito benéfico para tratar pessoas com problemas de insônia, que muitas vezes é sintoma de depressão, ansiedade ou estresse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!