Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da citronela

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

A citronela ficou amplamente conhecida na aromaterapia por seu grande potencial como repelente de insetos. Ela é eficaz para manter longe moscas, mosquitos e formigas. Seu óleo essencial é muito usado na fabricação de produtos para esse fim, além de velas, loções e outros produtos bastante usados no verão, principalmente.

citronela

Além de ótimo repelente, citronela traz benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Mas as vantagens que essa planta nos oferece não ficam por aí, suas propriedades vão muito além disso. Ela pode ser usada para tratar febres intestinais e distúrbios digestivos, já que a combinação dos seus componentes culminam em uma ação calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa.

 

Saiba mais sobre a citronela

 

A citronela também é comumente usada como tempero, devido à sua fragrância única. Com o consumo regular, seus benefícios para a saúde são muitos, e aqui você tem a chance de saber um pouco mais sobre essa planta.

Ela é excelente para desintoxicar o corpo, uma vez que é um diurético natural. Isso equilibra o ácido úrico e faz o aparelho digestivo, rins, bexiga e pâncreas eliminarem substâncias tóxicas que se acumularam. Esta planta aromática também é um antioxidante e antisséptico e ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Por isso é aconselhável o seu consumo em dietas com o objetivo de perder peso.

 

Benefícios da citronela

 

Óleo natural para a pele

O óleo essencial de citronela pode ser adquirido em farmácias de manipulação e é extremamente refrescante, ótimo para ser usado em massagens no corpo inteiro e obter um efeito estimulante. Quando aplicado com movimentos circulares no rosto, ajuda a reduzir a acne, principalmente se misturado com algum ingrediente esfoliante, como açúcar ou mel. Lave e seque o rosto após a aplicação.

Chá para melhorar a digestão

O chá de citronela é excelente para curar indigestão, dor abdominal, diarreia e doenças intestinais. Como ajuda a remover as bactérias e parasitas do intestino, previne a formação de gases e acelera o trânsito de alimentos. Para se beneficiar, junte duas folhas da planta a uma xícara de água fervente e deixe a erva em infusão por pelo menos 10 minutos, em recipiente tampado. Coe e beba com moderação, quente ou frio.

Repelente

Corte alguns pequenos pedaços da folha da citronela e coloque em um prato, no ambiente em que deseja repelir os insetos. Troque todos os dias. Quando está plantada, a planta também tem ação repelente, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. Podendo ficar em um vaso móvel, sendo carregada pela casa em caso de necessidade.

Ingredientes

– 150 ml de glicerina líquida

– 150 ml de óleo de citronela

– 350 ml de álcool

– 350 ml de água

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente escuro. O repelente caseiro deve ser passado na pele com a ajuda de um aplicador. Utilizando-se de um borrifador, o repelente pode ser espalhado pelo ambiente, quando espirrado nas aberturas das portas e janelas, ou mesmo em tecidos de sofás e roupas de cama. Esta fórmula é eficaz em contato com qualquer tipo de inseto.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!