São grandes os impactos negativos das noites mal (ou não) dormidas na saúde e no desempenho das atividades diárias. Saiba como tratar a insônia de maneira definitiva.

como tratar a insônia

Cerca de 30% da população sofre do distúrbio do sono. As mulheres são a maioria desse grupo. A insônia, conforme a duração, pode ser classificada como aguda ou crônica, mas ambas afetam o rendimento profissional e a qualidade de vida. Daí a necessidade se buscar mais possibilidades e informações sobre como tratar a insônia de maneira mais eficaz.

Para qualquer ser humano conseguir dormir é necessário neutralizar os níveis de ansiedade, que normalmente é feito automaticamente pela memória, quando não se consegue neutralizar a ansiedade durante a noite de sono, temos a insônia.

A insônia aguda tem a duração média de uma semana, é passageira, motivada por problemas isolados como o estresse, sentimento de perdas e fracassos, morte de alguém próximo, preocupações, entre outras. Enquanto que a insônia crônica tem duração de meses, onde as principais causas são: depressão, problemas físicos, psiquiátricos, psicossomáticos, dependência de calmantes e antidepressivos.

Como tratar a insônia ? A insônia também pode ser classificada com relação às condições do sono:

como tratar a insôniaInsônia inicial: quando a pessoa demora mais que 30 minutos para dormir;

Insônia intermediária: aquela que a pessoa acorda várias vezes durante a noite;

Insônia terminal: quando a pessoa normalmente acorda bem mais cedo que de costume.

As conseqüências de sucessivas noites mal dormidas são: fadiga, transtornos de humor, baixa de atenção, concentração e memória, irritabilidade, sonolência excessiva diurna, acidentes de trabalho ou trânsito, cefaléias, tensão, sintomas gastrintestinais, entre outros.

O sono fisiológico é necessário e importante para a saúde física e mental. Além de descansar todo organismo, no sono são processadas todas as informações captadas pelos órgãos dos sentidos durante o dia, tudo é arquivado na memória. O processo da organização desses registros mentais desencadeia os sonhos e pesadelos. É importante salientar que aproximadamente 20% de tudo que nossos órgãos dos sentidos captam (visão, audição, paladar, tato e olfato), durante o estado de vigília, são arquivados no nível consciente e 80% entram na mente de forma subliminar, imperceptíveis do nível consciente.

Como tratar a insônia?

O tratamento convencional da insônia é feito com técnicas de higiene do sono, psicoterapia e, em alguns casos, prescrição de remédios homeopáticos ou alopáticos (com prescrição médica). É importante saber que os medicamentos apenas tratam os sintomas, não chegam às causas, quando o efeito medicamentoso passa, a causa ainda continua na mente.

A psicoterapia mais indicada para tratar insônia, que consegue ir direto à causa, na raiz do problema e bloqueá-la, sem necessidade de investigação, é pela Hipnose Clínica Condicionativa. Durante o tratamento pela hipnoterapia também são criados mecanismos mentais que disparam automaticamente quando se deitar na cama para dormir, além de ajustes do mecanismo do relógio biológico para sentir sono e acordar em determinadas horas, neste tipo de tratamento são empregadas em média 3 sessões de hipnose.

Mais informações acesse www.institutohipnologia.com.br ou envie um e-mail para [email protected]

Dicas para afastar a insônia:

como tratar a insônia– Importante sentir tranquilidade e calma quando deitar na cama;

– Se condicionar ir para a cama no mesmo horário todas as noites;

– Evite qualquer tipo de discussão antes de ir para a cama;

– Quatro horas antes de dormir, evitar produtos com cafeína e refrigerantes;

– Tomar um banho quente ou fazer escalda-pés;

– Fazer exercícios físicos de cinco a seis horas antes de se deitar, de preferência sob exposição solar;

– Praticar técnicas de relaxamento, meditação e exercícios respiratórios;

– Tirar a TV do quarto. Evite programas que elevem a ansiedade;

– Evitar jogos eletrônicos que acelerem a ansiedade, como os vídeo games;

– Ir para a cama, imediatamente, quando estiver com sono;

– Evite ler, comer ou assistir televisão, deitado na cama;

– Se não conseguir dormir, ir para outro ambiente, silencioso e com pouca luminosidade, até que sinta sono;

– Programar o relógio para despertar todo dia no mesmo horário;

– Evite cochilar durante o dia;

– Liberar totalmente a mente na cama, de todo e qualquer pensamento (pessoas, compromissos), quando não conseguir libertar-se de pensamentos, busque pensar somente em locais preferencialmente calmos e tranquilos (praia, campo, montanha);

– Transfira para um papel todos os compromissos de amanhã, evitando preocupações.

 

Saiba mais:

Como vencer a insônia

Insônia na gravidez: o que fazer?

Conheça alguns remédios naturais para a insônia

Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos

Comer para dormir melhor: conheça os melhores alimentos contra insônia

Não consegue dormir à noite? Saiba mais sobre a melatonina no tratamento da insônia

10 dicas para dormir bem todas as noites


DEIXE UMA RESPOSTA