Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para a tosse seca

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Muito comum durante os resfriados, a tosse seca incomoda e pode persistir por semanas caso não seja tratada. É aquela tosse conhecida por muitas pessoas, que começa com uma irritação na garganta, indicando que o resfriado está chegando, e permanece incomodando e tirando o sono.

tosse-seca

Hidratação e remédios caseiros são eficientes para afastar a tosse seca. Foto: iStock, Getty Images

Não apresenta catarro, por isso é chamada de seca, mas nem por isso deixa de ser um sintoma que requer cuidados. Para que você possa amenizar o incômodo causado pela tosse seca, veja algumas receitas caseiras que aliviam a irritação causada por ela.

 

Receitas caseiras para aliviar a tosse seca

 

Hortelã

 

Muito conhecida por suas propriedades antissépticas, tranquilizantes e analgésicas, a hortelã é ótima para ser utilizada em forma de chá. Em uma xícara de água fervente, adicione uma colher de folhas frescas da planta e deixe repousar por dez minutos. Coe e adoce com mel a gosto.

 

Leite

 

Leite morno com mel também é uma boa opção para aliviar as mucosas da garganta. Porém, observe a temperatura, pois se a bebida estiver muito quente exerce o efeito contrário.

 

Sopa

 

Sopa de frango com gengibre e alho reforça o sistema imunológico, combatendo o resfriado e, consequentemente, a tosse seca.

 

Xarope caseiro

 

Em uma panela, misture camomila, limão, cravo e ferva os ingredientes por três minutos. Depois disso, deixe repousar por mais cinco minutos, coe e misture mel e suco de limão. Tome duas colheres de sopa, três vezes ao dia.

 

Alteia

 

O chá de alteia também serve como calmante para a tosse seca. Misture 150 ml de água fria com 10 g de raízes dessa planta, deixe macerar por 90 minutos em um recipiente. Beba morno várias vezes ao dia.

 

Amor perfeito

 

O amor perfeito é uma flor que, além de linda, tem propriedades terapêuticas. O chá da planta é calmante, acalma a tosse e fortalece o sistema imunológico. Utilize um punhado da flor seca, adicione em uma xícara de água fervente e deixe repousar por cinco minutos. Beba durante o dia, adoçado com mel.

 

Cuidados com a tosse seca

 

A tosse nada mais é do que um reflexo do aparelho respiratório para a irritação das vias aéreas. Na maior parte das vezes, é benéfico, pois expulsa secreções ou corpos estranhos, evitando que cheguem aos pulmões. Em outros casos pode ser sinal de algo mais grave.

 

É possível adquirir nas farmácias, sem necessidade de receita médica, xaropes que combatem a tosse. Remédios à base de codeína também são ótimos aliados, pois bloqueiam os reflexos da tosse. Porém, é sempre importante observar o período de persistência da tosse seca.

 

Se permanecer por mais de duas semanas, é necessária uma consulta médica, já que pode ser sinal de alergia. Nesses casos, será receitado medicamento anti-histamínico, que combate a alergia e elimina a tosse seca.

 

É importante ficar atento aos sintomas que acompanham a tosse seca. Febre, falta de ar, cansaço são sinais de que algo mais grave está atingindo seu organismo, então, procure o médico. Também não pode-se esquecer de se manter hidratado durante a permanência da tosse, bebendo muita água, o que alivia os sintomas e afasta de vez a tosse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!