Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da losna

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Planta muito popular no Brasil, a losna – cujo nome científico é Artemísia absinthium – é uma erva amplamente difundida em todo o mundo, em função de suas propriedades medicinais. Também conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes.

losna

Chá de losna tem muitas propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

A planta é utilizada há milhares de anos em diferentes épocas, como na Grécia Antiga, quando era usada para homenagear a deusa Ártemis. Atualmente é ingrediente utilizado na produção do absinto, bebida alcoólica bastante conhecida, e em forma de chá para tratar diferentes males da saúde.

Saiba mais sobre a losna

Essa planta, que é considerada a erva do ano de 2014, é utilizada medicinalmente há séculos na China. Lá, era aplicada em uma terapia à base de plantas e estava perdida até ser redescoberta no ano de 1970 em manuscritos antigos. Ainda é usada para o tratamento de malária e de outros parasitas.

No Vietnã, uma família de médicos de sobrenome Hoang tem utilizado a planta durante muitos anos para o tratamento de câncer. Durante um período de 10 anos, eles trataram cerca de 400 pacientes com artemisinina, um dos três compostos presentes na losna, dentro de um programa nutricional anticâncer bastante abrangente no país.

Como resultado, observaram uma redução de 60% nas taxas da doença a longo prazo. Para tratar um câncer ativo, a indicação da família Hoang é fazer um programa de terapia de dois anos com a planta.

Propriedades e benefícios da losna

Conhecida por seu sabor extremamente amargo, a losna, quando usada da maneira correta e sem excessos, apresenta resultados bastante positivos no tratamento de males gastrointestinais. Ela aumenta a secreção biliar e melhora o funcionamento do fígado.

A erva possui ação afrodisíaca, emenagoga, antisséptica, estomáquica, estimulante do apetite, digestiva, tônica e vermífuga. Além disso, essa planta é utilizada para tratamentos medicinais de várias doenças e condições, como as listadas abaixo.

– anemias

– má circulação sanguínea

– azia

– dispepsia

– cólicas intestinais

– mau funcionamento do estômago

– problemas nos rins, bexiga e pulmões

– dores e mal-estar provenientes da menstruação

– ciclo menstrual desregulado

– nevralgias

mau hálito

– prisão de ventre

– vômito

– vermes

– febre

– piolhos

Além dessas propriedades, beber o chá da planta meia hora antes das refeições estimula o apetite e a digestão, sendo usado também para combater problemas relacionados à anorexia, por exemplo.

Como preparar o chá de losna

O chá de losna pode ser facilmente preparado e utilizado para tratar os males citados anteriormente. Veja como fazer o chá dessa planta.

Ingredientes:

– 20 gramas de folhas ou flores de losna

– 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água e em seguida acrescente as flores ou folhas da planta. Cubra e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Para um bom resultado, beba uma xícara desse chá antes de todas as principais refeições, sendo no máximo duas xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Como toda e qualquer erva medicinal, a losna deve ser consumida com moderação, sem exageros e sempre sob orientação médica. Estudado profundamente, o chá dessa planta possui algumas contraindicações. Seu consumo deve ser evitado por gestantes, lactantes e por pessoas que apresentem quadros de gastrite.

Da mesma forma, é importante observar as condições de conservação da planta, que deve ser guardada seca. Para isso é necessário dispor a erva (suas flores ou folhas) estendida em local bastante ventilado, sem expô-la ao sol, e armazená-las em caixas de madeira.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!