Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar catarata

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nos dias atuais a catarata vitima aproximadamente 20 milhões de pessoas em todo o planeta, sendo responsável por 51% de todos casos de cegueira. Conhecida pela característica de “nublar” a visão, devido ao ataque que a doença faz ao cristalino óptico, tornando-o opaco e impedindo que a luz seja absorvida completamente pela retina.

catarata

Manter uma alimentação balanceada ajuda a manter a saúde da visão. Foto: iStock, Getty Images

Como prevenir a catarata

 

Quando não é tratada desde o início, pode causar consequências graves e exigir cirurgia para substição da “lente” ocular. Na maioria dos casos, porém, ela se manifesta lenta e gradativamente, podendo ser revertida ou prevenida com simples procedimentos caseiros, tais como os que apresentamos a seguir.

 

Remédios caseiros para prevenir a catarata

 

Abóbora

 

Esse vegetal fornece um “colírio natural”, contribuindo para a restauração do cristalino. Faça a infusão de algumas sementes em uma xícara com água por aproximadamente 15 minutos. Pingue nos olhos ou aplique compressas, pela manhã e à noite.

 

Alho

 

O alho também se mostra eficaz no combate à catarata, por auxiliar na limpeza das vistas. Para isso, é necesário que sejam consumidos, com mastigação lenta, pelo menos três dentes por dia.

 

Amêndoas

 

Por fornecerem nutrientes como fibras, proteínas, minerais e vitaminas, as sementes se mostram importantes no tratamento da catarata. Pode-se realizar uma receita diluindo sete amêndoas trituradas e meia pimenta preta em um copo d’água. Reunidos os ingredientes, ingira imediatamente.

 

Anis

 

Originário da China, o anis possui as mesmas propriedades terapêuticas da erva-doce, por isso é um aliado na luta contra doenças oculares. Misture quantidades equivalentes de sementes trituradas de anis e coentro com uma colher de chá de açúcar mascavo e tome duas doses diárias, uma pela manhã e outra à noite.

 

Bálsamos

 

Para catarata e glaucoma, utilizar gotas da planta chamada “bálsamo alemão” ou do “bálsamo da vida” no lugar de colírios é uma ação bastante recomendada.

 

Batata crua

 

Dentre as inúmeras utilidades e capacidades da batata, ela serve também para fazer compressas relaxantes e antissépticas. Crua, em rodelas, deposite-a sobre as pálpebras e mantenha por uma hora, todos os dias.

 

Camomila

 

Com reconhecidas características medicinais, a planta oferece especial eficácia contra doenças relacionadas à visão. Duas colheres de sopa de camomila, diluídas em um copo de água fervente, são suficientes para se obter uma infusão, que deverá ser adotada para a lavagem dos olhos.

 

Cenoura

 

Sempre indicada para o tratamento de qualquer patologia ocular, a cenoura serve tanto para consumo direto quanto para a produção de sucos e compressas. Sua presença é associada à saúde preventiva dos olhos, graças ao abundante fornecimento de vitamina A.

 

Mel

 

Por suas propriedades antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias, o mel puro produzido por abelhas também é recomendado na luta contra a catarata. Algumas gotas da substância podem ser aplicadas diretamente nos olhos, mas é importante também consumi-lo diariamente, em doses moderadas, já que é muito glicêmico.

 

Nutrientes

 

Para fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a aceleração da cura, é indispensável adorar uma alimentação rica em nutrientes. Priorize alimentos crus e ricos em vitaminas C, D e do complexo B, além de minerais e ácido pantotênico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!