Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar a diarreia na viagem

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

Viajar e conhecer novos lugares e culturas é sempre muito bom. A não ser que, no meio do trajeto, você seja surpreendido com diarreia na viagem. Isso costuma acontecer depois que a pessoa experimenta comidas e temperos aos quais não está acostumada.

O organismo é exposto a uma nova flora bacteriana, vírus e parasitas, e não há defesa natural contra esses microrganismos. Para acelerar a recuperação e evitar que sua viagem seja estragada por conta desse mal-estar, veja algumas soluções caseiras que você pode tentar.

diarreia-na-viagem

A diarreia chega quando experimentamos novas comidas e temperos ao viajar. Foto: iStock, Getty Images

Reidratação é fundamental para tratar a diarreia na viagem

Se você está sofrendo com diarreia na viagem, a primeira coisa que você precisa saber é que é fundamental repor as perdas de sais minerais e líquidos. Para facilitar a absorção dos sais, é preciso consumir carboidratos concomitantemente.

Mas cuidado – se você ingerir líquidos com concentrações muito elevadas de sais minerais e carboidratos, o resultado pode ser o aumento da diarreia. Assim, água de coco, bebidas isotônicas e sucos não devem ser ingeridos.

Para tratar a diarreia na viagem, a melhor alternativa é o uso do soro industrializado de reidratação oral, que contém taxas ideais de água, carboidrato e sais para recuperar o organismo. Tenha na mala alguns sachês deste soro, que pode ser encontrado em farmácias ou em postos de saúde. Para prepará-lo, é só misturar a solução em água.

Caso você esqueça de levar o soro industrializado de reidratação oral, a alternativa mais acertada é preparar o soro caseiro, de acordo com a receita do Ministério da Saúde: duas colheres das de chá de açúcar, mais uma colher das de café de sal, para cada 200 ml de água. No entanto, essa composição de água não é a mesma dos sachês prontos comprados nas farmácias.

Cuidado com a alimentação

Tenha muito cuidado com a alimentação, se você está com diarreia na viagem, não deixe de se alimentar. Do contrário, a falta de nutrientes vai dificultar a reação do organismo. Mesmo com o organismo debilitado pela diarreia, ainda é possível aproveitar boa parte dos nutrientes que são ingeridos. E quando os bebês que ainda mamam tiverem diarreia, não é necessário interromper a alimentação.

Dicas de alimentos adequados durante o quadro de diarreia na viagem

Enquanto estiver sofrendo com diarreia na viagem, algumas dica podem ser seguidas para que você tenha uma alimentação adequada:

– Dê preferência à batata, banana e maçã sem casca e mingau de maisena

– Tome de 2 a 3 litros de água durante o dia

– Fique longe de saladas cruas, bagaços de frutas, aveia e farelos

– Não tome café, já que ele acelera os movimentos intestinais

– Não consuma bebidas com álcool, pois elas têm poder desidratante

– Evite leite, pois a lactose terá sua absorção dificultada

– Não coma alimentos gordurosos

– Dê preferência à água de garrafinha e compre comida sempre em locais limpos e seguros

– Lave bem as mãos antes de comer.

Saiba mais

É nos primeiros quatro dias de viagem que a diarreia costuma aparecer. Deve durar, normalmente entre 3 e 5 dias e para sem a necessidade de medicação. No entanto, em 10% dos casos, ela persiste por mais de sete dias, e em 2% por mais de um mês.