Medicina Alternativa

Conheça os benefícios da babosa para a saúde

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Uma das plantas mais eficazes no tratamento muitas condições de saúde é a babosa. Também conhecida como aloe vera, ela é parecida com um cacto e tem as ramas recheadas com um gel, que possui propriedades altamente curativas.

 

Saiba mais sobre a babosa

 

O segredo da sua magia reside na alta concentração de nutrientes e substâncias vitais, que incluem, além da água, vitaminas (A, B, C e E), mais de 20 minerais, ácidos graxos, ácido salicílico, lignina, saponinas e aminoácidos. Por isso, ela era conhecida pelos egípcios como a “planta da imortalidade“, usada para tratar acne, calvície, insônia e problemas digestivos.

 

babosa

Babosa é uma planta medicinal que traz benefícios principalmente à pele. Foto: iStock, Getty Images

A babosa possui uma grande variedade de substâncias com propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antioxidantes. Essa planta é segura tanto para uso externo como interno – por isso, você pode utilizá-la em vários remédios caseiros. Veja quais são os principais benefícios da aloe vera para tratar problemas de saúde diversos.

 

Benefícios medicinais da babosa

 

Fortalecer o sistema imunológico

 

A babosa é rica em compostos antioxidantes, que potencializam o sistema imunológico e ajudam a combater radicais livres no corpo. Os radicais livres são compostos instáveis, que são ruins para a sua saúde, que contribuem para o processo de envelhecimento. Para combatê-los, basta beber suco de aloe vera regularmente, melhorando, assim, o sistema imunológico.

Melhorar a saúde da pele

 

A planta também é um dos ingredientes mais comuns em cosméticos de cuidados com a pele. Ela acalma, hidrata, nutre e acelera o processo de regeneração de novos tecidos. Ao aplicar o gel fresco em seu rosto, você pode desfrutar de uma pele brilhante e livre de acne e fissuras.

Além disso, é possível, com a erva, tratar queimaduras, bolhas, picadas de insetos, reações alérgicas, queimaduras solares, inflamações e muito mais. Mesmo as pessoas que têm pele sensível podem usá-la para tratar esses problemas.

Ajudar na perda de peso

 

Beber suco de babosa regularmente auxilia na limpeza natural do sistema digestivo. Há muitas substâncias alimentares que causam fadiga e exaustão, o que você pode combater apenas bebendo o suco desta planta magnífica. Quando consumido regularmente, ele também ajuda a aumentar o seu nível de energia e ajuda você a manter um peso corporal saudável.

Acabar com a acne

 

A aloe vera é um ótimo remédio natural para acabar com vários problemas de pele, e pode ser especialmente eficaz no tratamento da acne. A acne é um problema muito comum, no qual as glândulas sebáceas tornam-se mais ativas e produzem mais oleosidade. Combinado com a pele morta, sujeira e bactérias, esse óleo em excesso bloqueia os poros da pele, causando inflamação e resultando nas espinhas.

As propriedades anti-inflamatórias presentes na planta acabam com a inflamação quando o gel é aplicado sobre a pele afetada duas vezes ao dia. Você também pode usar produtos feitos com essa substância, para tratar as cicatrizes e vermelhidão associadas à acne.

Estabilizar dos níveis de açúcar no sangue

 

O suco de babosa pode ser um ótimo aliado para manter os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, por meio da estabilização do nível de açúcar no sangue e da redução dos triglicerídeos. Para melhores resultados e notar uma queda significativa nos níveis de açúcar no sangue, é necessário beber o suco regularmente, durante três meses.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!