Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com camomila

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Uma das ervas mais seguras para ser usada como remédio caseiro é a camomila. Esta planta já é usada há milhares de anos, em razão das propriedades calmantes para mente, pele e estômago. A sua flor tem um aroma muito forte e se parece muito com uma margarida, com suas belas pétalas brancas e centro amarelo.

 

Saiba mais sobre a camomila

 

Originária da Ásia, Europa, Austrália e América do Norte, é característica do verão. Seu ingrediente ativo é conhecido como bisabolol, que possui uma série de propriedades anti-irritantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

 

camomila

O chá de camomila é um dos calmantes naturais mais conhecidos. Foto: iStock, Getty Images

Com isso, o chá de camomila fornece a solução para vários problemas de saúde, como distúrbios intestinais e estomacais, ansiedade, insônia e úlceras na boca. Como se isso não fosse o suficiente, ainda traz incontáveis benefícios à beleza. Este chá de cor dourada e sabor delicioso pode ser uma ótima solução para crianças e adultos.

Conheça os melhores remédios caseiros feitos com esta planta incrível e veja porque ela é um dos itens que você deve sempre ter em casa.

 

Melhores remédios caseiros com camomila

 

Dor de estômago

A camomila contém muitas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. Portanto, ela se mostra eficaz no tratamento de dores de estômago e também para problemas relacionados ao intestino. Basta preparar uma xícara de chá seguindo as instruções da embalagem e beber duas vezes por dia, até que os sintomas desapareçam. A melhor hora para beber o chá é pela manhã, em jejum, e outro à noite.

Insônia

Esta planta, além de linda, é um maravilhoso remédio para distúrbios do sono, como a insônia. Basta tomar um chá 30 a 45 minutos antes de ir para a cama para ter uma maravilhosa noite de sono.

Enxaqueca

Um outro uso pouco habitual da erva é para o alivio da enxaqueca. Tomar uma xícara de chá quando você começar a perceber os sintomas de uma forte dor de cabeça pode acabar com o incômodo em instantes.

A maioria dos casos de enxaqueca são relacionados a tensão muscular e, como a planta é um poderoso relaxante, irá garantir que as dores não consigam se desenvolver. Mas para ter um resultado satisfatório, é melhor tomar quando os primeiros sinais aparecerem.

Queimaduras e arranhões

O óleo de camomila é muito útil no tratamento de queimaduras. Basta esfregar uma pequena quantidade desse produto suavemente na área queimada uma vez por dia. Mas se você não tem o óleo, também pode preparar um chá concentrado da planta, adicionando três sacos de chá para uma xícara de água fervente. Quando a água esfriar, molhe uma gaze no chá e use como uma compressa sobre a área lesionada.

Clarear a pele

Outro uso muito eficaz da planta é para clarear a pele em áreas manchadas. Basta levar dois litros de água para ferver com dois sacos de chá de camomila. Em seguida, coloque o seu rosto no vapor da panela de chá. Você também pode lavar o rosto com o chá, assim como fazer compressas por alguns minutos. Mas lembre-se sempre de usar a bebida fria.

Reduzir olheiras

O chá essa planta ainda ajuda a aliviar a fadiga ocular e olheiras. Um remédio simples é mergulhar dois sacos de chá em água morna. Após cinco minutos, retire os saquinhos da água e deixe esfriar à temperatura ambiente. Em seguida, coloque-os em seus olhos à noite, como uma compressa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!