Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para conjuntivite

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Se você acorda com um sensação desconfortável nos olhos, percebe-os doloridos, avermelhados e cobertos por uma crosta de pus ou muco, suas chances de estar com conjuntivite, são enormes. Doença comum em todo o mundo, sem distinção de gênero, condição social ou faixa etária, ela se instala repentinamente, causada por fungos, bactérias, reações alérgicas ou intoxicações.

conjuntivite

Remédios naturais podem acelerar a cura da conjuntivite. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a conjuntivite

 

É uma patologia relativamente simples, caracterizada por uma inflamação na membrana mucosa revestidora da pálpebra (a conjuntiva), mas pode gerar danos graves à visão se não for tratada de imediato. Além dos já referidos acima, outros sintomas da conjuntivite facilitam seu diagnóstico: coceira incessante nos olhos; intolerância a luminosidade, mesmo branda; inchaço ocular; sensação de “areia” nas pálpebras; lacrimejamento; insônia; febre e dor de cabeça.

 

Existem três tipos de conjuntivite – alérgica, infecciosa e tóxica -, cada uma com agentes causadores distintos e características próprias. A infecciosa é o mais comum tipo, e único contagioso, porque se instala devido à ação de microrganismos, através do contato com portadores ou seus objetos. Os demais não são transmissíveis e se dividem entre alérgicos e tóxicos. O primeiro ataca em virtude de reações alérgicas, enquanto o outro ocorre graças à contaminação por fumaça, poluição ou produtos de limpeza.

 

Em média, as crises não ultrapassam uma semana. Durante esse período, é fundamental manter repouso e higiene total, inclusive para não contaminar os demais familiares. Lave muito bem as mãos e o rosto constantemente, sempre utilizando lenços e toalhas descartáveis. Procure não esfregar os olhos, mas sim limpá-lo com água corrente e mantê-los umedecidos, aplicando soro fisiológico e alguma das compressas que apresentamos a seguir.

 

Opções naturais para tratar a conjuntivite

 

Calêndula

 

Uma das alternativas mais indicadas para neutralizar a conjuntivite são as compressas de calêndula. Com propriedades antivirais e antibacterianas, a planta é considerada medicinal e muito versátil, contribuindo no tratamento de diversos males.

 

Para utilizá-la, ferva em uma xícara de água algumas de suas folhas e depois deixe repousar por 10 minutos, até amornar. Em seguida coe e enxarque um algodão ou gaze, aplicando sobre os olhos. Sempre que esfriar, substitua. Repita várias vezes ao dia.

 

Camomila

 

Anti-inflamatória e antisséptica, a erva é prescrita para inúmeras doenças oculares, devido a seu poder calmante e sua capacidade de minimizar os sintomas. É útil para compressas e também como infusão.

 

Cenoura

 

A cenoura é rica em betacaroteno, uma substância que se transforma em vitamina A quando absorvida pelo organismo. Além de favorecer a visão noturna e combater a conjuntivite, a ingestão de meio copo de seu suco, duas vezes ao dia, pode prevenir a maioria das doenças relacionadas aos olhos. O líquido pode ainda ser aproveitado para compressas.

 

Chicória

 

Outra fonte de vitamina A (essencial para a visão), a planta oferece também vitaminas C, D, do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. Por apresentar características depurativas, pode contribuir de várias formas, tanto sendo consumida em chás e saladas quanto aplicada em compressas frias.

 

Erva-doce

 

Adotada no combate a inúmeras enfermidades, a planta fornece vitaminas A, B e C, além de minerais e fibras. Tem propriedades relaxantes, antiespasmódicas e colabora para reduzir tanto a coceira como a inflamação ocular. Ferva algumas de suas sementes e depois de esfriar utilize para lavar os olhos periodicamente.

 

Maçã

 

Eficiente antibacteriana, a maçã é bastante recomendada para eliminar doenças causadas por microrganismos. Recomenda-se a aplicação de compressas de algodão embebido no suco da fruta, duas vezes ao dia. Outra boa opção é ralar a maçã e dispô-la como um cataplasma sobre a região contaminada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!