Medicina Alternativa

Conheça os principais benefícios medicinais da romã

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Todo mundo já ouviu falar deste superalimento e de todos os seus benefícios para a saúde. A romã é uma fruta muito conhecida e cultivada em todo o mundo, principalmente na Índia. A sua cor e sabor dão a ela características especiais, mas é nas suas propriedades curativas e medicinais que estão o seu diferencial.

 

Saiba mais sobre a romã

 

A romã é uma fonte rica nas vitaminas A, B5, C e E, e nos minerais cálcio, potássio, ferro e outros. Além disso, ainda possui uma alta quantidade de fibras. Este fruto é composto por três vezes mais antioxidantes que o normal, assim como o vinho ou chá verde.

roma

A fruta ajuda a combater e prevenir vários tipos de doença. Foto: iStock, Getty Images

As suas folhas, flores, casca e raiz têm suas próprias propriedades curativas, por isso, todos estes itens são utilizados em diversos remédios caseiros. Veja quais são os métodos mais utilizados tendo a romã como principal ingrediente e as doenças que esta fruta pode ajudar a tratar ou prevenir.

 

Principais benefícios da romã

 

Problemas do coração

A ingestão frequente do suco de romã pode manter o bom fluxo do sangue no corpo. Com isso, é possível diminuir o risco de problemas do coração, como um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Para potencializar o efeito, lembre-se sempre de consumir pela manhã, em jejum.

Problemas de estômago

A casca e as folhas são usadas para acalmar o estômago ajudar a curar problemas digestivos e, em alguns casos, para tratar a diarreia. Para isso, basta beber um chá feito com as folhas desta fruta. Já o suco é usado para o tratamento de problemas de disenteria e cólera.

Saúde dos dentes

O melhor benefício da fruta para a saúde dentária está em seu suco. Ele possui muitas propriedades antibacterianas e antivirais, que reduzem os efeitos da placa dentária, além de manter o mau hálito bem longe.

Câncer

A romã possui muitos  antioxidantes chamados flavonoides. Eles lutam contra os radicais livres e outros elementos. Por isso, a probabilidade de quem consume o suco dessa fruta diariamente de desenvolver câncer de próstata ou de mama é menor. Seu consumo regular combate as células canerígenas existentes no organismo.

Anemia

O fluxo sanguíneo saudável pode ser mantido no corpo apenas ao consumir essa fruta em qualquer forma. As suas sementes podem ser usadas como suprimentos de ferro ao sangue. Ou seja, é uma ótima maneira de prevenir a anemia ou diminuir seus sintomas – fadiga, tontura, fraqueza e perda de audição.

Prevenção de aborto

Se houver uma ameaça de aborto durante o quinto mês de gravidez, o pó das folhas de romã deve ser consumido com frequência, com iogurte e mel. A fruta foi considerada como um símbolo de fertilidade durante muitos séculos, e quando as mulheres que não conseguiam engravidar consumiam esse alimento regularmente para alcançar o seu objetivo.

Sistema imunológico

A elevada quantidade de antioxidantes presente na fruta estimula o sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a eliminar a fadiga e fornecer mais energia no corpo. Para isso, basta tomar diariamente o seu suco.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!