Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do louro

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Usada na cabeça de reis, príncipes e conquistadores em forma de coroa, a erva chamada de louro é símbolo de vitória desde a Grécia Antiga. Além de sua ligação a essa crença popular, essa planta medicinal é muito utilizada como tempero na gastronomia, graças a seu sabor e aroma, e também como fonte de curas medicinais naturais para diversos problemas de saúde. Conheça, abaixo, seus principais benefícios terapêuticos e passe a usufruí-los, incluindo a planta no seu cardápio.

 

louro

Chá de louro ajuda na digestão e a aliviar cólicas menstruais. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios medicinais do louro

 

1. Digestão

Na hora em que estiver preparando aquele prato saboroso na cozinha, lembre-se de acrescentar algumas folhas de louro, principalmente nas comidas mais pesadas e gordurosas. Essa erva facilita a digestão, porque aumenta a produção de saliva e enzimas que, por sua vez, ajudam na quebra de partículas dos alimentos.

Um chá da planta após a refeição também vai bem, combatendo a azia e o inchaço. Basta preparar uma infusão de água fervente com três folhas da erva e beber ainda quente.

2. Cólica

Anti-inflamatório, o chá de louro diminui a dor e o desconforto causados pela cólica e regula o fluxo e ciclo menstrual. Prepare um chá junto com camomila e erva doce, potencializando a cura. Coloque uma pouco de camomila, meia colher (sopa) de erva doce e uma folha de ouro.

Ferva tudo, coe e beba sempre que estiver com dor. Esse remédio natural também pode ser usado para cólicas em bebês, quando dado uma colher (sopa) a cada duas horas à criança. Mulheres grávidas não devem beber esse chá.

3. Reumatismo

Uma das principais substâncias do louro se chama ácido fólico. Ela é muito eficaz no alívio das dores de todos os tipos de reumatismo, melhorando a circulação do sangue e impedindo o entupimento das artérias.

Para fazer o chá você só precisa ferver 15 folhas frescas de louro em 500 ml de água. Depois deixe descansar por cinco horas e tome uma xícara a cada três horas, durante três dias seguidos. Se preferir, pode preparar um banho, fervendo 20 folhas em cinco litros e despejando na banheira depois de morno.

4. Câncer

Aposte no louro para reduzir o número de células cancerígenas. Devido a seus compostos anti-cancerígenos, o  ácido cafeico, quercetinas e eugenol, a planta faz isso, além de minimizar o crescimento das células do câncer cervical, de mama e medula.

Acrescente cinco folhas da erva em água fervente e deixe parado por 10 minutos. Em seguida, adoce e beba de três a quatro vezes ao dia. Não esqueça que esse chá pode causar sonolência.

5. Gripe

Antibacteriano e anti-inflamatório, o chá dessa planta combate as bactérias causadoras da gripe e resfriado, aliviando o congetionamento das vias respiratórias. Faça o chá fervendo um litro de água, adicionando quatro folhas da erva em seguida. Passados 10 minutos, tire do fogo, coe e acrescente uma casca de limão cortada. Beba três vezes ao dia até que esteja se sentindo melhor.

6. Emagrecimento

Rico em vitaminas e minerais, o louro melhora o funcionamento do organismo, facilitando os movimentos peristálticos. Um composto chamado ácido linoléico ainda reduz os níveis de gordura do corpo, favorecendo o emagrecimento. Ferva um litro de água com três folhas da planta e consuma durante o dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!