Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da cebolinha

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas na culinária em todo o mundo. É usada na elaboração de muitos pratos, quentes e frescos, além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos, como o clássico cheiro-verde, quando misturada com a salsinha. Mas você sabia que, além de sua utilidade na gastronomia, ela também é muito útil para a nossa saúde?

 

Benefícios da cebolinha

 

Suas folhas fininhas e compridas são uma boa fonte de vitaminas A e C, tornando o ingrediente um grande auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite.

 

cebolinha

Além de ser um tempero muito apreciado, a cebolinha é boa para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

O alto poder nutritivo da cebolinha a faz ser considerada um dos melhores antibióticos naturais, já que é rica em flavonoides e também é anti-inflamatória. Foi muito usada pelos romanos como um popular remédio natural para tratar dores de garganta.

Ela também está relacionada à cura da acne e alívio da artrite reumatoide. Recentemente, após estudos, também ganhou status de alimento anti-câncer – em especial quanto a linfomas na próstata e estômago.

Além de dar cor e sabor aos pratos, como um “toque final”, a planta é bastante associada a pratos com maionese, que levam ovo em sua preparação, uma vez que é um agente natural contra a salmonela, bactéria presente em alguns alimentos, que provoca infecção gastrointestinal. Acrescentar o tempero nos pratos de consumo diário também regula a pressão arterial e combate o estresse.

 

Uso externo da cebolinha

 

Pouca gente sabe, mas o uso externo da cebolinha também é extremamente eficaz, como em caso de picada de insetos. A aplicação de seu suco, após a trituração das folhas, é indicado para tratar a pele e desinfectar a ferida. Também é uma grande fonte de betacaroteno, assim, na preparação de máscaras faciais, pode curar a acne e deixar a pele mais viçosa.

A alta concentração das vitaminas E e C, bastante aproveitadas durante o consumo da hortaliça fresca, aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e a absorção de ferro do alimentos ingeridos, o que melhora consideravelmente o funcionamento do sistema imunológico de um forma geral, protegendo o organismo contra doenças degenerativas ou cardíacas.

Além disso, a presença abundante de minerais como magnésio, zinco, manganês e cobre no alimento é responsável pela ativação do metabolismo, agindo como um grande aliado na digestão. Sem contar que constitui, junto de outros alimentos de cor verde, uma fonte de fibras, para melhorar o desempenho do intestino e do cólon, prevenindo hemorroidas e facilitando o fluxo intestinal.

Procure sempre utilizar a cebolinha fresca para usufruir melhor de todos os seus benefícios, além, é claro, do apetitoso aroma e sabor. Mas, se não for usar todo o maço, é possível congelar este alimento já picado em forminhas de gelo, formando cubos ou potes menores guardados em alta refrigeração.

O mesmo vale para a atenção no preparo dos alimentos – é importante manter as folhas o mais natural possível. Desta forma, adicionar a cebolinha ao final do cozimento dos pratos não preserva melhor apenas seu aroma e sabor, mas também suas características medicinais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!