[the_ad_group id="16403"]
Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da pariparoba

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Nem sempre a cura para uma doença depende somente de um medicamento que você compra na farmácia. Plantas medicinais também podem ser extremamente eficientes para essa finalidade. A pariparoba é uma dessas. A erva usada há muitos anos pelos povos indígenas, que a conhecem como caapeba.

 

Saiba mais sobre a pariparoba

 

Essa planta é encontrada em forma de arbusto e exala um aroma mentolado. Todas as suas partes podem ser utilizadas para preparar remédios caseiros – tanto folhas quanto haste e raiz possuem propriedades medicinais.

 

pariparoba

Pariparoba ajuda a combater problemas no sistema digestivo. Foto: iStock, Getty Images

O princípio ativo da pariparoba é um óleo essencial extraído de suas folhas, utilizado na aromaterapia e chamado de 4-nerolidilcatecol. Além disso, a planta possui efeito antioxidante, o que protege o organismo dos tão temidos radicais livres.

Não bastasse isso, a erva é capaz de agir como um remédio natural anti-inflamatório, vermífugo, antiblenorrágico, antimalárico, sudorífero e laxante, tornando-se assim um ótimo remédio para as mais diversas doenças e condições.

 

Pariparoba e seus efeitos medicinais

 

Através dessa planta, muitos dos problemas que atingem os sistemas digestivo e hepático podem ser tratados.

Em razão de suas propriedades diuréticas, vermífugas, antiblenorrágicas e antimaláricas, a pariparoba é uma excelente alternativa para o tratamento de doenças do fígado e dos sintomas a elas relacionados. Além disso, infecções gástricas, dor de estômago, azia, enjoo, úlceras, entre outras condições, também podem ser atacados com o uso dessa planta.

Também é possível consumir a erva para curar condições como o inchaço, a inflamação, os problemas do trato urinário, a epilepsia, as queimaduras e as dores. Em resumo, a pariparoba é uma planta que tem a capacidade de curar ou amenizar diversas condições de saúde, e por isso é considerada um dos mais completos remédios caseiros e naturais disponíveis.

 

Proteção contra o câncer de pele

 

A partir de uma pesquisa recente, realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, descobriu-se uma nova e interessante propriedade dessa planta. De acordo com o estudo, feito com um composto extraído a partir das suas raízes, concluiu-se que ela pode ser bastante útil para inibir a ação do melanoma, que é a forma mais agressiva do câncer de pele.

A ação da pariparoba, nesse caso, está em seu agente mais ativo, o 4-nerolidilcatecol, que é um poderoso antioxidante que protege a pele contra os danos solares e é encontrado nas raízes da planta. Com isso, além de proteger a pele do sol, ainda é eficaz na proteção da oxidação das membranas celulares, combatendo o envelhecimento precoce.

 

Como usar a planta

 

Para obter esses benefícios, é possível usar a planta de diversas maneiras. A primeira delas é em forma de um chá, usando as suas folhas. Este chá deve ser consumido frequentemente até que acabem todos os sintomas da doença que se quer tratar.

Outro método importante são os cataplasmas, usados principalmente em problemas de pele, como feridas e queimaduras. Para isso, basta amassar algumas folhas e aplicar no local. Da mesma maneira é possível tratar casos de furúnculos.

A aromaterapia, usando a essência da pariparoba, também é usada para diversas condições, e você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]