Medicina Alternativa

Amenize o cheiro de suor com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Produzido pelas glândulas sudoríparas localizadas na derme, o suor refrigera o corpo, transformando em transpiração o excesso de calor produzido pelo metalismo. A maioria do líquido da transpiração é constituída basicamente por água, mas o suor originado da axila ou área genital, por exemplo, pode ser afetado pela bromidrose, um odor desagradável causado pela fermentação do suor com as bactérias presentes na pele. Para amenizar ou eliminar o cheiro de suor, aprenda a preparar remédios caseiros e naturais.

 

cheiro de suor

O forte cheiro de suor nas axilas pode ser amenizado com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para amenizar o cheiro de suor

 

1. Couve e salsinha

Um suco natural feito de couve e salsinha acaba com o forte cheiro do suor, devido à grande quantidade de clorofila que essa receita proporciona. Ela ajuda no funcionamento dos rins, consequentemente elimindo as toxinas que causam a bromidrose.

Separe uma cenoura, uma maçã, uma folha de couve e um punhado de salsinha. Um a um, leve os ingredientes à centrífuga, extraindo seus sucos. Depois, misture todos os sucos até formar  uma mistura homogênea. Beba dois copos todos os dias.

2. Cravo-da-índia

Graças à sua ação antibacteriana e antifúngica, o cravo da índia reduz as bactérias presentes na pele, que se convertem em mau cheiro quando em contato com a transpiração. Comece fervendo seis gramas de cravo-da-índia em um litro de água por 15 minutos. Em seguida, coe e deixe descansar.

Depois, lave a parte do corpo onde há bromidrose com um sabão antisséptico. Feito isso, passe o chá pelo corpo com o auxílio de uma gaze ou algodão, deixando secar naturalmente. Você pode repetir esse procedimento todos os dias depois do banho ou quando achar necessário.

3. Desodorante natural

Uma boa opção para acabar com o cheiro de suor proveniente das axilas é o desodorante natural à base de óleos essenciais como cipreste e alfazema, que impedem a propagação das bactérias responsáveis pelo mau odor.

Para fazer esse remédio natural, será necessário 10 gotas de óleo essencial de cipreste, 10 gotas de óleo de alfazema, 10 gotas de extrato de sementes de toranja e 60 ml de hamamélis destilada. Coloque tudo em um frasco com borrifador e mexa bem. Aplique esse líquido nas axilas sempre que quiser.

4. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é capaz de diminuir a intensidade da transpiração nas áreas do corpo onde há um forte cheiro de suor. Primeiro, separe, em um recipiente pequeno, uma colher de bicarbonato de sódio e um pouco de água, misturando até obter uma textura de pasta. Feito isso, passe essa pasta na região afetada com a bromidrose e deixe agir durante cinco minutos. Depois lave com água em abundância. Faça isso três vezes ao dia durante uma semana.

5. Limão

As propriedades antibacterianas e antifúngicas presentes no limão combatem o cheiro de suor desenvolvidos nas axilas e pés. Separe um limão e corte-o ao meio. Depois, você pode aplicar o limão direto na pele ou extrair seu suco e passá-lo com a ajuda de um algodão ou gaze. Se o suco irritar a pele, dilua-o em um pouco de água e tente novamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima