Especialidades

Doenças respiratórias: confira causas e tratamento da pleurisia

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Atingindo a pleura, o revestimento dos pulmões e do tórax, a pleurisia se caracteriza pela inflamação dessa parte do organismo humano. Como consequência do processo inflamatório, ela provoca dores agudas no peito durante a respiração ou tosse.

 

A doença se desenvolve principalmente em quem já apresentava algum quadro de problema pulmonar decorrente de pneumonia ou tuberculose. Ela pode vir acompanhada de outras enfermidades.

 

Alguns exemplos são as doenças relacionadas com o amianto (uma fibra natural utilizada na indústria), alguns tipos de câncer, traumas na região do tórax, êmbolo no pulmão (quando ocorre um bloqueio das artérias do pulmão por causa de gordura, ar, sangue ou células cancerosas), artrite reumatoide ou lúpus.

 

pleurisia

Principal causa é a pneumonia, que pode ser prevenida. Foto: iSTock, Getty Images

 

Dores no peito e ombro podem indicar pleurisia

A pleurisia tem como principal sintoma a dor no peito. Geralmente, ela acontece quando a pessoa respira profundamente, espirra ou tosse. Também pode haver dores no ombro e na região da clavícula.

 

A respiração profunda, o ato de tossir e a movimentação do tórax intensificam a dor. Líquidos podem se acumular na cavidade torácica devido à doença. Isso torna difícil inspirar e expirar, além de provocar falta de fôlego, taquipneia (respiração rápida e contínua, como se tivesse uma crise de falta de ar) e coloração azul da pele.

 

Tratamento depende da causa da doença

Para tratar a pleurisia, é preciso identificar suas causas. O tratamento depende dos problemas que a provocaram. No caso de infecções por bactérias, são administrados antibióticos. A cirurgia é requisitada caso o líquido infectado pela doença atinja o pulmão, necessitando de drenagem.

 

Quando o problema tem sua causa em vírus, ele é naturalmente eliminado sem necessidade de medicação. Os médicos, em geral, receitam acetaminofeno ou remédios anti-inflamatórios, como o ibuprofeno. Eles atenuam os sintomas e reduzem a dor.

 

Raio X ajuda no diagnóstico da pleurisia

O diagnóstico da pleurisia é feito quando as alterações no exame físico apontam para a doença, além dos sintomas que serão descritos pelo paciente. Quase sempre é realizada uma radiografia do tórax, que mostra o derrame pleural, bastante comum nas inflamações dessa região.

 

O líquido da pleura fica alojado entre o pulmão e a parece torácica, provocando o processo inflamatório. Esse derrame pode acontecer nos dois lados do tórax ou apenas em um. Depois de detectada, a pleurisia é tratada conforme a causa.

 

Uma biópsia, retirando fragmentos da pleura, pode ser requisitada para descobrir o que fez com que a doença surgisse. Além disso, pode ser verificada a origem do problema através do líquido toracocentese. A fisioterapia feita com exercícios respiratórios e elevação dos braços também é eficaz para reabsorver o líquido da pleura mais rapidamente.

 

Prevenção

Vacinas contra infecções por vírus ou bactérias são medidas preventivas que diminuem a incidência da doença. Como uma das suas principais causas é a pneumonia, a vacinação evita ambas as enfermidades. Eliminar o fumo é outra forma de prevenir, já que grande parte das infecções respiratórias e do câncer de pulmão são o cigarro e o tabaco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!