Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para acabar com a tosse

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

A tosse é um dos sintomas de doenças mais comuns. Quando há um bloqueio ou irritação em sua garganta ou vias aéreas superiores, seu cérebro logo percebe que um elemento estranho está presente e diz ao seu corpo para tossir e remover esse elemento. Em uma crise muito forte, pode-se tentar alguns remédios naturais que curam a irritação na garganta.

tosse

A tosse pode ser aliviada com uma série de remédios caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

Por que acontece a tosse

Uma infecção viral, resfriado comum, gripe, cigarro ou problemas de saúde como asma, tuberculose e câncer de pulmão também podem ser causas da tosse. A forma mais usada para acabar com ela são os xaropes. Mas estudos descobriram que a maioria deles tem a mesma eficiência de um medicamento placebo.

Por isso, ao invés de recorrer a soluções químicas, é possível usar alguns remédios caseiros que podem trazer muito mais resultados para acabar com a tosse.

Melhores remédios caseiros para acabar com a tosse

Gengibre

O gengibre é um dos remédios naturais mais populares para a irritação na garganta. Corte um gengibre fresco em fatias pequenas e esmague-as. Coloque a pasta em uma xícara de água quente e beba essa solução de três a quatro vezes por dia, para o alívio de dores de garganta e até mesmo descongestionamento das vias respiratórias.

Você pode também acrescentar o gengibre ao suco de limão com mel. A outra opção é a mastigar gengibre fresco durante todo o dia para reduzir a tosse.

Limão

O limão pode ser utilizado de diversas maneiras para curar tosses. O limão possui propriedades que reduzem a inflamação e também proporcionam uma dose vitamina C, que combate infecções.

Um xarope simples pode ser feito através da combinação de duas colheres de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de mel. Beba esta mistura várias vezes ao dia. Outra maneira de usar limões é a mistura de suco de limão com um pouco de mel e uma pitada de pimenta caiena.

Alho

O alho tem propriedades antibacterianas que ajudam a tratar a tosse. Ferva dois dentes de alho em uma xícara de água e adicione uma colher de chá de orégano. Deixar a infusão ficar em temperatura ambiente, adicione um pouco de mel e beba.

Isso vai te ajudar a respirar melhor e aliviar outros sintomas associados. Comer um dente de alho esmagado misturado com algumas gotas de óleo de cravo e um pouco de mel é ótimo para a dor de garganta. Você também pode usar alho na preparação de seus pratos favoritos.

Leite quente com mel

O leite quente com mel pode aliviar uma tosse seca e reduzir a dor no peito, que ocorre depois de uma crise contínua. Para melhores resultados, você deve beber antes de ir dormir. Para ter benefícios extras, consuma uma colher de chá de mel puro com o estômago vazio. Isso vai ajudar a limpar o muco e aliviar sua garganta.

Suco de cenoura

A cenoura possui muitas vitaminas e nutrientes, que podem ajudar a aliviar vários sintomas da tosse. Faça um suco fresco de quatro a cinco cenouras e adicione um pouco de água para diluir. Para benefícios adicionais, adicione uma colher de chá de mel. Beba o suco de três a quatro vezes por dia até que os sintomas melhorem.