Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para limpar pulmões

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Todos sabem da importância do sistema respiratório para o organismo humano – e do protagonismo dos pulmões nesse contexto. São eles que nos permitem respirar, recebendo o oxigênio de que nosso corpo tanto precisa. Por essas e outras, cuidar e limpar pulmões é fundamental para estar com a saúde em dia.

Acontece que, em razão dos grandes níveis de poluição – principalmente nas grandes cidades – e de hábitos que muitos de nós adotamos – como fumar -, esses órgãos, muitas vezes, ficam debilitados. Saber como limpar pulmões é a maneira de compensar esses fatores prejudiciais. Há uma série de soluções caseiras que podem ajudar a deixá-los fortes e saudáveis.

LIMPAR-PULMÕES

Uma boa saúde, exige um sistema respiratório bem cuidado. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros para limpar pulmões

Alho

O alho é um importante aliado na limpeza dos pulmões, porque esse alimento, de inúmeras propriedades, é extremamente benéfico para abrir os brônquios, o que permite uma melhor respiração. O alho ainda ajuda a eliminar eventuais substâncias nocivas que possam estar alojadas nos pulmões. Para obter esses benefícios e limpar pulmões, você pode consumir o alho nas suas mais diversas formas.

Vapores aromáticos

Para limpar pulmões de uma maneira mais rápida e eficaz, que tal tentar a inalação de vapores aromáticos, que vão agir diretamente no órgão? Pesquisas indicam que os vapores aromáticos de eucalipto e limão são perfeitos para limpar e fortalecer os pulmões.

Como fazer? Ferva dois copos de águas e folhas de eucalipto por mais ou menos cinco minutos. Depois de tirar a mistura do fogo, sente-se em um local adequado e confortável, aproxime seu rosto do local onde está a água e o eucalipto – sempre cuidando para não se queimar – e tape a cabeça com a ajuda de uma toalha.

Permaneça aí, aspirando o vapor de eucalipto, por aproximadamente 15 minutos. Se você quiser fazer com limão, o procedimento é o mesmo. E se não quiser ter o trabalho de ferver a água, pode utilizar um umidificador de ambiente.

Outras atitudes que podem ajudar a limpar pulmões

Não é apenas com remédios caseiros que é possível fazer a limpeza dos nossos pulmões. Adotando ou revendo alguns hábitos, também podemos fazer com que nosso próprio organismo se encarregue dessa tarefa. Quer saber como?

Exercite-se: os exercícios aeróbicos são excelentes, já que auxiliam os pulmões a serem mais fortes e resistentes. Vale todos os tipos de exercício dessa natureza: correr, nadar, jogar futebol, caminhar, etc.

Deixe de fumar: se você tem o hábito de fumar, deixar o cigarro é uma ótima forma de limpar pulmões – afinal o tabagismo é uma das principais causas do câncer de pulmão.

Diminua o consumo de graxas: se você estiver disposto, reduzir o consumo de graxas na dieta do dia a dia ajudará a limpar os pulmões. Substituta essa gordura por alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e verduras.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!