Especialidades

Como contar ao seu parceiro que você tem o vírus HPV

Por Redação Doutíssima 02/12/2014

O vírus do HPV é transmitido sexualmentePor isso, é fundamental que seu companheiro saiba que você possui a doença causada pelo Papilomavírus humano. Mas uma das situações mais dolorosas vivenciadas pelos portadores do vírus é o momento de contar ao parceiro.

 

Como o HPV se manifesta

Apesar dos sintomas serem muitas vezes visíveis, através de verrugas ou caroços na pele, a doença pode não se manifestar, fazendo com que a contaminação não seja percebida. No entanto, para manter um relacionamento saudável, não se pode fugir da informação do diagnóstico.

hpv

O vírus tem tratamento e pode ser controlado. Foto:iStock, Getty Images

Por que contar que você tem HPV

 

1. Proteger você e seu companheiro

 

Por ser um dos causadores do câncer de colo do útero e do ânus, a presença do HPV precisa ser informada à pessoa com quem você mantém relações sexuais. Mais que apenas necessária para uma vida estável junto, a informação compartilhada é um sinal de respeito.

 

O uso da camisinha é indispensável, além da vacina que pode evitar o contágio (caso a pessoa ainda não tenha sido contaminada).

 

2. Prepare seu parceiro para contar que tem HPV

 

Algumas indiretas podem ajudar a entender o que seu companheiro pensa sobre a doença. Dê algumas pistas sobre o HPV, descubra o que ele sabe e vá informando aos poucos. É importante que ele também conheça algumas características da doença. Isso pode auxiliar vocês a entenderem juntos como seguir com a relação após a notícia.

 

3. Evite as relações sexuais antes de contar

 

Como é altamente contagiosa, a doença do HPV precisa ser controlada o quanto antes. Ela é transmissível através do sexo oral ou qualquer contato com o vírus (que pode estar alojado na pele da vagina ou do pênis). Por isso, assim que souber da doença, busque informações sobre ela e como funciona seu tratamento.

 

Antes de qualquer coisa, é fundamental você conhecer as formas de contágio para poder entender como seu corpo se adapta após adquirir o vírus e formas de abordar o assunto com seu companheiro.

 

4. Saiba como dizer que o HPV não tem cura

 

O sistema imunológico pode combater o HPV com eficiência, porém ainda não existe uma cura pela medicina. Em cerca de dois anos, os sintomas do vírus podem desaparecer do corpo e é possível conviver com ele por muito tempo.

 

Cerca de 90% dos casos com a infecção são controlados. No entanto, existe a probabilidade de ele reincidir. Informe seu parceiro sobre isso e que, mantendo hábitos saudáveis, é possível conviver com a doença. Dietas, descanso e o afastamento de vícios ajudam muito a ter uma vida normal após o diagnóstico.

 

5. Ajuda psicológica pode tranquilizar

 

O auxílio de um profissional sempre traz benefícios. Quando você compartilha suas angústias e preocupações com alguém capacitado para lhe informar e aconselhar da melhor maneira, as soluções parecem mais fáceis do que se imagina. Busque um psicólogo especializado, explique o que você já sabe sobre a doença e como pretende contar ao seu parceiro.

 

Juntos, vocês podem encontrar uma forma de dar a notícia da maneira mais tranquila possível. O HPV tem tratamento e pode ser controlado, então manter a calma é fundamental para não impactar sem necessidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!