Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da casca de salgueiro

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Há muitos e muitos anos, principalmente na Europa e na Ásia, a casca do salgueiro é usada como um remédio para diferentes doenças. Essa parte da árvore, coletada tradicionalmente no início da primavera, quando os falhos possuem cerca de dois anos de idade, é cheia de propriedades medicinais.

 

Saiba mais sobre a casca de salgueiro

 

A jovem casca contém diversos compostos chamados glicosídeos, todos com forte semelhança com o ácido acetilsalicílico, o termo químico para a receita da aspirina. Quando você a consome, esses compostos são convertidos, nos intestinos e fígado, em ácido salicílico.

salgueiro

A casca do salgueiro proporciona uma série de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Outros componentes da casca do salgueiro são os flavonoides, antioxidantes naturais que podem ajudar a remover alguns produtos químicos instáveis, ​​chamados radicais livres, que com o tempo danificam as células, aumentando o risco de câncer e outras doenças.

Por tudo isso, podemos afirmar que o salgueiro é uma planta medicinal. Veja, abaixo, outras condições que podem ser amenizadas ou curadas com a sua casca.

 

Benefícios da casca de salgueiro

 

Dor nas costas

Pacientes que sofrem com dor nas costas e que consumiram cápsulas de casca da árvore sentem uma melhora na condição em apenas três semanas após o consumo regular desse remédio. Portanto, o consumo regular de do extrato da casca pode ser benéfico para tratar dores nas costas, pescoço e em músculos diversos.

Febre

A casca de salgueiro tem sido muito utilizada no tratamento da febre associada a gripes e resfriados. Consumir uma cápsula deste remédio natural, duas vezes por dia, ajuda com febres leves. Há alternativa de beber uma xícara de chá de casca, duas a três vezes ao dia.

Ataques cardíacos

Alguns estudos sugerem que consumir uma pequena quantidade de aspirina reduz o risco de coagulação interna e, consequentemente, desempenha um papel significativo na redução dos riscos de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Portanto, beber uma xícara de chá da casca da planta, uma ou duas vezes por dia, também podem reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em pessoas de alto risco, já que o princípio ativo da aspirina também está presente na árvore.

Dor de dente

A atividade anti-inflamatória e analgésica da casca de salgueiro pode ajudar a aliviar uma dor de dente. Você precisa, simplesmente, mastigar um pedaço da casca ou esfregar seu pó na área afetada. Beber chá também pode aumentar a eficácia da erva. Para gengivas inflamadas, o gargarejo com chá, todas as noites antes de ir para a cama, é um ótimo remédio caseiro.

Cólicas menstruais

As cólicas menstruais são geralmente causadas pela inflamação da mucosa uterina e as contrações são induzidas por um hormônio. Alguns estudos sugerem que os componentes naturais da casca de salgueiro melhoram a dor relacionada com cólicas menstruais e sintomas da TPM, regulando a produção dos hormônios e reduzindo a inflamação.

Basta beber uma xícara de chá duas a três vezes por dia, dois dias antes do início do ciclo menstrual. Ele também alivia a dor nas costas, dor de cabeça e dor pernas, que são sintomas associados com a menstruação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!