Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com rosa mosqueta

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Você já ouviu falar na rosa mosqueta? Essa é uma planta não muito conhecida no Brasil, mas que vem atraindo a atenção de vários especialistas ao redor do mundo, sobretudo porque conter em sua composição quantidades bastante elevadas de nutrientes extremamente benéficos ao organismo humano. Por isso, ela vem sendo tratada como uma das melhores alternativas quando se fala em regeneração de tecidos e prevenção contra o envelhecimento precoce.

rosa-mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é capaz de trazer muitos benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a rosa mosqueta

 

A rosa mosqueta contém a forma ácida da vitamina A, principal ingrediente ativo de muitos cremes antienvelhecimento disponíveis no mercado e indicados por dermatologistas. O seu óleo é um dos mais poderosos regeneradores da pele que existem, atuando inclusive sobre cicatrizes e marcas de acne, e ajudando no desaparecimento de manchas em razão da idade e da pigmentação desigual.

 

Ela também é uma planta extremamente rica em vitamina C e, se tomada na forma de chá, aumenta a resistência do organismo às doenças. Combate, principalmente, os resfriados e os sintomas da gripe, sendo também aconselhável para as pessoas que fumam e que normalmente possuem carência nessa vitamina.

 

Quer conhecer algumas alternativas de remédios caseiros com rosa mosqueta? Confira abaixo.

 

Melhores remédios caseiros com rosa mosqueta

 

Cicatrizes de espinhas

 

Tratar as espinhas com óleo de rosa mosqueta é extremamente útil, já que ela possui diversos ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais que auxiliam na regeneração e na renovação da pele.

 

Misture 15 gotas de óleo da rosa com 15 gotas de óleo de sálvia, além de uma colher de óleo de amêndoas. Coloque essa mistura no fogo baixo por cinco minutos, retire e deixe esfriar.

 

Antes de aplicá-la, lave bem o rosto com um sabão adstringente. Para a aplicação, use um algodão ou até mesmo seus próprios dedos, realizando movimentos suaves na zona afetada.

 

Creme antirrugas

 

Combinado com algum hidratante que você costuma usar, a planta é bastante eficaz na regeneração da pele e para evitar as tão temidas rugas.

 

Para isso, basta misturar 100 gramas do seu creme hidratante predileto – mas é importante que ele seja neutro – com mais ou menos 34 gotas de óleo de rosa mosqueta e duas colheres de essência de rosas. Deixe a mistura repousar por um dia e, a partir daí, use-a tanto pela manhã quanto pela noite. Em pouco tempo você verá os resultados.

 

Resfriados e gripes

 

Riquíssima em vitamina C, a planta é excelente para prevenir gripes e resfriados, e também para combater os sintomas dessas condições. É possível comprar o seu chá pronto em farmácias e lojas especializadas – mas você mesmo pode prepará-lo.

 

Para isso, você precisará de água mineral ou natural e um punhado de gomos de rosa mosqueta – consegui-los talvez seja a parte mais difícil. Coloque a água no fogo com os gomos e apague antes que comece a ferver. Deixe repousar por três minutos, então adoce-o com mel e beba em seguida.

 

É preferível a preparação natural do chá do que comprá-lo já industrializado – já que, nesse último caso, as folhas estão secas e, com isso, perdem boa parte de suas propriedades.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!