Medicina Alternativa

Confira as 6 melhores ervas para dormir

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

Que as plantas possuem um gigantesco poder medicinal, isso não é novidade. Tanto que existe a fitoterapia, área da ciência que estuda as plantas e seus componentes ativos. As mais diversas plantas existentes ao redor do mundo possuem propriedades curativas dos mais variados tipos. Aqui, vamos nos focar naquelas que atuam como tranquilizantes – mais especificamente, nas ervas para dormir.

 

Ervas para dormir

 

Algo muito comum no que se refere à utilização de plantas como auxiliares em tratamentos de saúde é o conhecimento que é passado ao longo das gerações, de família para família. Essas informações, embora não possuam fundo científico, são muito valiosas, porque deram a base para os estudos que acabaram, em boa parte dos casos, comprovando a ação das ervas.

No caso das ervas para dormir, normalmente as utilizamos em forma de chás, preferencialmente antes de deitar. É importante lembrar, no entanto, que não devem ser consumidas em grandes quantidades. Para ter um resultado melhor, é aconselhável variar as ervas utilizadas, a fim de evitar a superdosagem associada ao uso repetido de uma mesma planta.

 

ervas-para-dormir

Ervas naturais são excelentes remédios para melhorar o sono. Foto: iStock, Getty Images

 

Confira, abaixo, uma lista com algumas das mais eficientes ervas para dormir e os demais efeitos benéficos que nos trazem.

 

Conheça as melhores ervas para dormir

 

Camomila (Matricaria recutita)

Rica em componentes ativos com efeito terapêutico, possui também óleos essenciais e flavonoides importantíssimos como tranquilizantes. Embora suas flores e folhas sejam muito utilizadas para o preparo de chás, quando usadas para aromaterapia também possuem efeito relaxante.

Uma sugestão é, em dias muito agitados, tomar um banho aromatizado com as flores da camomila e, antes de dormir, beber o chá feito da mesma planta.

Passiflora (Passiflora incarnata)

Trata-se da planta do maracujá e sua origem é mexicana. Igualmente saudável, possui alcaloides e flavonoides com propriedades analgésicas e relaxantes, aliviando a sensação de fadiga e estresse. Recomenda-se consumir um chá preparado com suas folhas ou com suas raízes, partes mais ricas em substâncias calmantes.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Também conhecida como melissa, a erva-cidreira é uma planta muito fácil de ser cultivada e outra ótima opção entre as ervas para dormir. Por isso, é muito comum em jardins domésticos de ervas aromáticas. Suas propriedades medicinais são inúmeras – é antiestresse e ansiolítica, por exemplo. Prefira a planta fresca, já que é fácil de ser cultivada e, assim, sua qualidade é garantida. Faça um chá e beba antes de se deitar.

Flor de laranjeira (Citrus Sinensis)

Calmante, tranquilizante e facilitadora do sono. Essas são apenas algumas das características da flor de laranjeira. Utilizada em forma de óleo aromático ou infusão, essa erva atua no sistema nervoso central e também no sistema digestivo. O ideal é beber seu chá três vezes ao dia, preparado com 10 gramas de flores fervidas durante 10 minutos em um litro de água.

Lúpulo (Humulus lupulus)

Muito conhecido como ingrediente para a produção de cerveja, o lúpulo é também uma das ervas para dormir, e bastante utilizado em medicamentos com efeito sedativo. Faça chás com as flores secas ou as sementes.

Kava-kava (Piper methysticum)

É indicada para casos em que a insônia é causada por estresse crônico. Deve ser consumida em forma de cápsulas, após as refeições.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!