Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do anis estrelado

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Usamos e abusamos de temperos e especiarias em nossas receitas devido aos deliciosos sabores e aromas que exalam. Mas acabamos nem sabendo que, ao mesmo tempo que apreciamos o prazer de uma boa refeição, aproveitamos todas as suas propriedades benéficas à saúde. O anis estrelado é um desses ingredientes que possuem efeitos extraordinários no nosso organismo.

 

Saiba mais sobre o anis estrelado

 

Essa planta é a principal fonte conhecida de de ácido chiquímico, um composto que é o precursor de um medicamento antiviral e que você certamente já ouviu falar: o Tamiflu. Embora este ácido também seja encontrado em outras plantas, a sua concentração no anis estrelado é muito maior.

 

anis-estrelado

Anis estrelado ajuda na digestão e no combate a fungos e bactérias. Foto: iStock, Getty Images

Originária do sul da China, essa fruta tem forma de estrela, sabor de alcaçuz e aroma exótico. Frequentemente, é confundida com uma variedade japonesa dessa mesma planta, que não é comestível, mas sim altamente tóxica – sua única utilidade é para ser queimada como incenso. Por isso, tenha cuidado para não misturar as duas espécies.

No anis estrelado você também encontra o linalol, um composto que é cheio de antioxidantes, que ajudam a melhorar a sua saúde de muitas maneiras. Veja alguns dos maiores benefícios medicinais dessa espécie de anis.

 

Benefícios do anis estrelado

 

Antiviral

O chá de anis é eficaz contra vários tipos de vírus, incluindo o da herpes. Ele atua na prevenção de algumas doenças – entre elas a H1H1. Como já mencionamos, é dele que é extraído o ácido do qual é feito o medicamento Tamiflu, que trata esse tipo de vírus. Mas lembre-se: ela não funciona como vacina, apenas ajuda a combater o vírus em uma pessoa que já está infectada.

Antifúngico

O anis pode ser a solução para os fungos que eventualmente aparecem na boca, garganta, intestinos e trato urinário. Quando o equilíbrio dos micróbios no organismo é perturbado ou o seu sistema imunológico está enfraquecido, os fungos se proliferam sem obstáculos, até virarem uma infecção grave, conhecida como candidíase. Os extratos e óleos essenciais de anis estrelado possuem fortes propriedades antifúngicas, portanto, podem ser usados para combater essa condição.

Ajuda na digestão

Se você está sofrendo com algum problema no estômago, o chá de anis é uma boa opção para aliviar o desconforto abdominal. Uma gota do óleo da planta é misturada com uma colher de chá de mel. Consumida essa mistura, as cólicas abdominais, gases, indigestão, flatulência e náuseas são aliviados.

Antibacteriana

Cientistas descobriram que quatro derivados antimicrobianos do anis estrelado mostraram-se uma grande promessa quando testados contra quase 70 bactérias resistentes aos medicamentos. O aumento das bactérias resistentes aos medicamentos é preocupante, e o anis pode ser eficaz contra elas.

Saúde da mulher

A erva também pode ser usada para promover o aleitamento em mães com dificuldade de amamentação. O chá de anis estrelado tem efeitos estrogênicos suaves para o aumento da lactação.

Além disso, devido a esses efeitos, o anis tem sido usado para aumentar a libido e tratar os sintomas da síndrome pré-menstrual. Apesar da planta ser muito benéfica, mães que amamentam devem consultar seus médicos antes de utilizar. Além disso, esta erva não deve ser utilizada durante a gravidez.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!