Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de calêndula

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Na Guerra Civil americana, diante da precaridade em alguns camposde batalha, a calêndula foi bastante utilizada para tratar soldados feridos. Mas até hoje as propriedades de cura dessa planta são valorizadas. O chá de calêndula, por exemplo, é bastante consumido para tratar uma série de condições de saúde.

cha-de-calendula

O chá de calêndula é útil para tratar uma série de condições. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre o chá de calêndula

 

Também conhecida como bem-me-quer-mal-me-quer, a calêndula é uma planta natural da África Central que foi trazida para o Brasil no século XVIII. A flor amarela se caracteriza por seu agradável perfume e folhas macias. A planta pode atingir até 50 cm de altura e possui caules ramificados.

Conheça, abaixo, os principais benefícios medicinais do chá de calêndula.

1. Varizes

As varizes se formam quando as válvulas das veias responsáveis por impedir que o sangue irrigado volte para os pés não funcionam como deveriam, criando reservas de sangue localizadas, que exteriormente tem coloração púrpuro-azulada, causam inchaço e dor.

A calêndula age fortalecendo as paredes das veias e os vasos capilares, além de curar a inflamação. Ferva 80 gramas das flores em um litro de água por cinco minutos. Feito isso, aplique o chá de calêndula em forma de compressa nas áreas afetadas.

2. Gastrite

A inflamação nas paredes do estômago que ocasionam a gastrite acontecem principalmente pela fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal. O chá de calêndula combate a inflamação diretamente e diminui a acidez do estômago, devido à sua ação analgésica e calmante.

Também cicatriza as úlceras estomacais e duodenais. Prepare um chá medicinal com calêndula e confrei, colocando uma colher (chá) de confrei e outra de calêndula em um litro de água. Beba duas xícaras desse chá por dia.

3. Cólica menstrual

A calêndula possui propriedades analgésicas e calmantes que amenizam as contrações doloridas. Os óleos essenciais glicósidos amargos e glavonoides agem com ação anti-inflamatória e antisséptica.

A planta ainda contém características hemostéticas, que detêm a hemorragia. Faça o chá de calêndula com erva-doce, que alivia os espasmos da cólica. Durante 10 minutos, ferva um punhado de flores de calêndula, uma colher (chá) de erva-doce e uma de noz moscada em um copo de água. Consuma duas vezes por dia.

4. Verruga

Adstringente, antifúngica, cicatrizante, tonificante da pele e bactericida, a calêndula favorece o desparecimento da verrugas, que são tumorações benignas ocasionadas por um vírus que penetra a pele.

Para tratar esse problema de pele, prepare uma infusão com 250 ml de água fervente em duas colheres (sopa) de calêndula seca. Despois de deixar descansando por 20 minutos, coe e aplique na região afetada com o auxílio de um algodão, quantas vezes ao dia for possível.

Um cataplasma também pode ser preparado a partir das flores da planta. Faça o chá de calêndula normalmente, deixando  as flores paradas em água quente por 20 minutos. Depois coe e bata as folhas no liquidificador, até obter uma pasta.

Passe sobre a verruga e retire uma hora mais tarde, lavando com água fria em abundância. Repita esse processo várias vezes ao dia, até que a verruga saia. Os mesmos tratamentos podem ser usados sobre as erupções cutâneas causadas pela herpes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!