Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do guaco

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Uma das plantas mais tradicionais para a elaboração de remédios caseiros para tratar gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias, infecções na pele e reumatismo é o guaco.

Suas folhas são ricas em propriedades de ação broncodilatadora, anti-séptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, sudorífica, anti-reumática e cicatrizante. Bastante encontrada no sul do Brasil, a planta, também é conhecida como ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra.

 

guaco

Remédios caseiros com guaco ajudam a acabar com a gripe e tosse. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios do guaco

 

Não é só a medicina alternativa que usufrui dos seus benefícios há séculos – os laboratórios farmacêuticos também comprovaram seu valor e incluem o guaco em muitas fórmulas disponíveis no mercado com ação tônica, restauradora de energia e depurativa – tornando esses medicamentos bastante eficazes na eliminação de toxinas do sangue, no estímulo do apetite e no combate à gripe.

O uso em infusões de folhas secas e frescas dessa erva em gargarejo e bochecho nos casos de inflamações na boca e na garganta é bastante comum. Também é popular a aplicação local da sua tintura, em fricções ou em compressas nas partes afetadas por traumatismos, nevralgias, coceira e dores reumáticas.

Além disso, a preparação desses métodos é muito fácil. Confira, abaixo, alguns remédios caseiros que qualquer pessoa pode fazer e aproveitar seus benefícios.

 

Remédios caseiros com guaco

 

Xarope para tosse, bronquite e crises de asma

Cozinhe um punhado de folhas de guaco bem picadas na proporção de uma parte para 10 partes de água, por cerca de três minutos após a fervura. Neste ponto, é possível sentir o forte cheiro da cumarina (composto benéfico presente na planta). Junte, então, outro punhado de hortelã ou malvariço para ajudar na ação bactericida e saborizar ainda mais a receita.

Durante esta fervura, acrescente uma xícara de açúcar, ou, melhor ainda, quatro colheres bem cheias de mel. Mexa vigorosamente até sua completa dissolução, por cerca de dois minutos. Tire do fogo e aguarde resfriar sem levar a geladeira.

O xarope pode ser guardado por até 15 dias em frasco fechado, sob refrigeração. Durante o tratamento, tome uma colher de sopa três a quatro vezes ao dia, ou sempre que sentir muita tosse.

Chá para gripe

Prepare a infusão adicionando de quatro a seis folhas de guaco cortadas em pedaços a água fervente em uma xícara (de chá). Tampe e reserve por três minutos. Este chá pode ser adoçado a gosto com açúcar – mas dê preferência ao uso de mel para ter ainda mais benefícios.

Apenas duas colheres das de café são suficientes para agir como reforço bactericida e energético para pessoas convalescentes. Este chá pode ser tomado diariamente, não ultrapassando a medida de três xícaras entre as refeições.

Tintura para traumatismos, nevralgias e dores reumáticas

Prepare em infusão 100 gramas das folhas trituradas e 300 ml de álcool a 70°, que é encontrado em farmácias de manipulação. Reserve esta mistura em um vidro limpo, bem fechado e resguardado do sol ou excesso de claridade.

O ponto ideal de maturação é após dois dias de infusão. Neste caso, retire pequenas quantidades e aplique diretamente nas áreas afetadas em fricções ou compressas, diariamente, enquanto houver dor. A aplicação deve durar pelo menos 10 minutos, e pode ser feita com o auxílio de uma gaze ou algodão embebido na tintura.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!