Bem-Estar > Saúde Mental

Relação mãe e filha: como manter a harmonia

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

A relação mãe e filha é uma das mais bonitas e sinceras. Conquistada desde a infância, a confiança é o principal condutor deste relacionamento que supera qualquer dificuldade. Quando em harmonia, a adolescência das meninas pode ser menos traumática do que daquelas que não têm um bom diálogo com a mãe.

 

Mas, às vezes, o que acontece é um distanciamento entre as duas, que pode evoluir para uma mar de brigas.

 

relação mãe e filha

É na figura da mãe que a personalidade feminina é inspirada. Foto: iStock, Getty Images

 

Por que a relação mãe e filha é importante

 

Assim como os meninos veem no pai um modelo a ser seguido, as meninas têm na mãe a figura que representa o feminino. Por isso, é comum que as filhas gostem de vestir as roupas das mães, usar suas maquiagens e sapatos, mesmo que essas ações sejam durante brincadeiras.

 

Esta identificação evidencia a admiração pela mãe e devem ser tratadas com carinho e respeito.

 

Mães e filhas extremamente próximas e profundamente ligadas tendem a ter um relacionamento mais passional e emocionalmente intenso, muitas vezes permeado por brigas e discussões.

 

A relação mãe e filha quando conturbada tende a gerar insegurança e diminuir a autoestima da menina. Ao contrário de garotas que têm uma relação harmoniosa com as mães, que costumam ser mais confiantes e de autoestima elevada.

 

Como melhorar a relação mãe e filha

 

1. Invista na comunicação

 

Em qualquer relacionamento o diálogo é a base de tudo, e não seria diferente na relação mãe e filha. Por isso, invista desde a infância em conversas com sua filha. Conforme ela vai crescendo, saberá que a mãe é seu referencial e porto seguro.

 

Se sua filha é adolescente ou adulta, converse com ela sobre os mais variados assuntos. Evite preconceitos e julgamentos, isso só será motivo para vocês se afastarem. Mas também não significa que você deva omitir suas opiniões. Sinceridade é alma da comunicação.

 

2. Elogie mais, critique menos

 

A relação mãe e filha é tão intensa, que não existe pessoa mais habilitada no mundo para reconhecer os defeitos entre elas do que elas próprias. Mas tamanha facilidade em evidenciar o erro alheio não deve ser o fio condutor do relacionamento.

 

Elogiar as qualidades e ouvir o que as filhas pensam sobre a vida contribui para o fortalecimento de vínculos. O contrário também deve acontecer.

 

3. Sua filha não é sua continuação

 

Muitas mães veem na filha uma oportunidade de continuação, ou seja, projetam nas mais novas aquilo que elas próprias não conseguiram concretizar na juventude. Isso é um erro e pode colocar em risco a relação mãe e filha.

 

Você pode até manifestar o desejo de que sua filha faça aquilo que você não fez, mas ela deve ter a liberdade de fazer suas próprias escolhas.

 

4. Dê conselhos, mas não imponha sua vontade

 

Nenhuma mãe gosta de ver sua filha sofrer, principalmente se o sofrimento for motivado por um homem. É preciso tato na hora de falar com a filha sobre assuntos que envolvam o coração, pois nem sempre aquilo que ela quer ouvir é o que a mãe está pronta para dizer. Não prive sua filha de conselhos, mas também não imponha sua vontade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!