Relacionamento

Descubra como acabar um relacionamento sem traumas

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

Há quem diga que não há como acabar um relacionamento de maneira amigável. As pessoas que têm essa opinião provavelmente passaram por muitos rompimentos traumáticos, nos quais o outro lado não aceitou bem o fim do namoro ou casamento.

Mas há, sim, como acabar um relacionamento sem maiores traumas. Isso vai depender muito da maneira que você conduz a situação. O principal é ter respeito pela outra pessoa. Só porque o relacionamento não está mais te deixando feliz, não quer dizer que você não deve mais se preocupar com os sentimentos do outro.

como-acabar-um-relacionamento

Respeito e compreensão são as chaves para um rompimento sem traumas. Foto: iStock, Getty Images

Não há como acabar um relacionamento sem respeito

Quando falamos em respeito, a primeira coisa é não fazer pouco caso e não tentar evitar o constrangimento. Isso quer dizer que você deve procurar sempre terminar o relacionamento pessoalmente, e não via telefone ou chat. Apenas essa postura já vai passar o recado de que você está dando ao momento a devida importância.

Além disso, se você não sabe como acabar um relacionamento no tom correto, foque na sinceridade e objetividade. Evite joguinhos e não tente bancar o bonzinho. Você apenas precisa dizer quais são os motivos que estão te fazendo tomar essa atitude. Mas atenção: não é o momento de lavar roupa suja.

Veja como acabar um relacionamento no tom correto

Mas mesmo a sinceridade precisa ser utilizada com moderação. Isso quer dizer que não é preciso falar todas as verdades que estavam “entaladas” até aqui, mas sim aquelas que foram decisivas para optar pelo fim do relacionamento.

Todo mundo sabe que, às vezes, a honestidade pode doer no outro, então cabe a você pensar quais aspectos podem ser suavizados ou omitidos. O importante é que você jamais minta ou evite deixar clara a mensagem.

Por exemplo, se você está 100% certa de que o namoro não tem mais futuro, precisa deixar isso muito evidente para que ele não tenha falsas esperanças. Isso seria um incômodo para você e uma tortura psicológica para ele.

De qualquer maneira, pense que muitas coisas que você vai falar podem ser encaradas por ele como críticas construtivas. Assim ele poderá corrigir seus comportamentos nocivos e se tornar uma pessoa melhor. Ou seja, nada daquele clichê “não é você, sou eu”.

Mas destacamos, novamente, como acabar um relacionamento no tom certo é necessário. Ao externar esses desgostos, você não precisa jogar a culpa do fracasso do relacionamento nele. Faça-o entender que foram apenas alguns aspectos que a desagradaram e que o rompimento é natural quando a química do casal termina.

Aceite a reação

Além de respeito e sinceridade, você precisa ser compreensiva com a reação dele após o rompimento. Claro que o objetivo das dicas anteriores é fazer que esse processo ocorra sem traumas, mas nunca podemos ter completo controle sobre a reação de outra pessoa.

Se você vê a possibilidade de um comportamento agressivo, não hesite em pedir a intervenção de outras pessoas. Mas se você quer manter uma relação de amizade mesmo após o término de namoro e ele se afasta, aceite, pois não há como acabar um relacionamento sem um pingo de tristeza. Esse pode ser um mecanismo de defesa temporário e, com o tempo, vocês voltarão a ser grandes amigos.