Motivação

Será que nossas escolhas definem nosso destino?

Por Rafaela Monteiro 04/10/2013

images (1)

Existe uma frase comum que podemos ler por aí que diz:  “Escolhas definem destinos”. Mas o destino já não está pronto? Dado? Determinado? Há algo que possamos fazer para mudá-lo? Pois então, eis a grande questão. Há um considerável debate sobre isso. E aqui pretendemos pensar sobre a respeito. Dependendo do momento da vida em que nos encontramos essa simples frase pode gerar certa angústia. As vezes é difícil olhar pra nossa vida e pensar que temos nossa grande parcela de responsabilidade por ela, e dependendo de como ela estiver, assumir isso não é nada fácil.

wise-career-choices

 

Caminhos e possibilidades

Outro dia assisti um vídeo que falava de pessoas que tiveram a coragem de fazer uma mudança radical em suas vidas e ir atrás de seus sonhos. Fizeram a opção de largar tudo que tinham e arriscar a busca de um grande sonho. Fosse ele profissional, ou de qualquer outra esfera da vida. O vídeo falava da angústia, que essas pessoas se encontravam em determinado momento da vida, que fez com que elas mudassem de direção ao se deparar com a realidade de uma vida sem muito sentido. Uns se mudaram de cidade, outros trocaram de profissão, enfim, mas o que me chamou atenção foi que todos foram em busca de algo que um dia sonharam e que algum momento deixaram para trás.

 

Existir vem em primeiro lugar

Jean Paul Sartre disse uma vez que “a existência  precede a essência”. Acredito que o que ele quis dizer foi que o ser é; o não ser não existe, ou seja, o ser se manifesta, é presente, é vivo, é real, se apresenta por sua existência real. Basta existir. Isso é primordial. Porém, quando nos deparamos com nossa vida, nossas escolhas, nossos caminhos, podemos pensar: o que vamos fazer com nossa existência? O que queremos pra nossa vida? Quais nossos sonhos, projetos, desejos?  O que eu quero pra mim? Muitas perguntas, que levam a muitas reflexões e quem sabe respostas. Talvez  você já saiba o que você almeja e já esteja até lutando por isso. Talvez você não saiba e esteja em busca de saber. Talvez nem se importe, nem queira saber. O fato é que essa é uma questão que merece atenção e certa reflexão. Pois, de uma forma ou de outra, definimos a cada dia da nossa vida, nas nossas pequenas ou grandes escolhas diárias, nosso destino.