Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do capim limão

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

O capim limão é uma erva cultivada na maior parte dos países tropicais, inclusive no Brasil. Possui diversas aplicações e, para complicar, também tem diversos nomes diferentes, que acabam confundindo as pessoas. Você talvez já tenha ouvido falar dela como capim-santo, capim-cidreira ou falsa-erva-cidreira, todas nomenclaturas que dizem respeito à mesma erva, o Cymbopogon citratus.

É comum confundir essa planta com a a erva cidreira, mas existem significativas diferenças entre elas – o capim limão tem folhas mais estreitas e longas, enquanto a erva cidreira possui flores maiores e ovais.

 

capim-limao

Capim limão é uma planta cheia de propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o capim limão

Normalmente, essa planta medicinal é consumida na forma de chá, que é bem fácil de ser preparado. Basta ferver um litro de água e, assim que começarem as bolhas, adicionar algumas folhas de capim-santo à água. Após esperar por mais ou menos 10 minutos, retire-o do fogo, coe e, então, consuma a mistura, lembrando que o chá não deve ser congelado, caso contrário vai perder suas propriedades.

Se você ainda não está convencido dos benefícios que o consumo regular dessa planta medicinal vai trazer à sua saúde, confira, abaixo, mais alguns argumentos.

 

Benefícios do capim limão à saúde

 

Gripes e resfriados

Está com gripe ou resfriado? Nesse caso, o capim limão é uma boa alternativa natural de tratamento, já que possui propriedades expectorantes e também descongestionantes do trato respiratório.

Consumindo algumas xícaras de chá da planta é possível aliviar alguns dos sintomas do resfriado ou da gripe. Por suas propriedades analgésicas, o capim também é capaz de auxiliar na redução da febre associada a essa condição.

Emagrecimento

Muitas pessoas acreditam que a planta é uma opção interessante quando o objetivo é perder peso – seja por questões estéticas, seja por questões de saúde. E essa crença não é em vão, pois a erva tem a capacidade de acelerar o metabolismo humano, fazendo com que as reservas de gordura sejam eliminadas e o organismo não volte a acumulá-las. É possível obter esse benefício com o consumo regular do chá.

Digestão

O capim limão contém propriedades digestivas, que auxiliam não apenas a desinflamar o estômago, mas também a evitar dores e gases. O chá dessa planta é, portanto, uma excelente opção para consumir após refeições mais pesadas.

Problemas na pele

Em razão de suas propriedades antifúngicas, o capim-santo pode ser utilizado no tratamento de problemas na pele, como o pé-de-atleta e a micose, normalmente na forma de óleo. Da mesma forma, e por conter propriedade antissépticas, também é possível aplicá-lo em feridas, mesmo que recentes e abertas, prevenindo assim o aparecimento de infecções.

Caspa

Por suas propriedades adstringentes e antibacterianas, a utilização do capim limão para o combate da caspa é uma ótima opção, já que essa planta tem a capacidade de regular a oleosidade do cabelo.

Para isso, você precisará de uma folha da planta, uma colher de vinagre de maçã, um copo de água e um pouco de sabão ralado. Com esses ingredientes em mãos, basta colocar a água e o capim para ferver, apagar o fogo depois de três minutos e deixar repousar 15 minutos, para então coar a água.

Coloque o sabão ralado, mexa até que ele se dissolva, e então coloque o vinagre de maçã. Pronto, seu shampoo anticaspa natural, feito com capim limão, está pronto.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!