Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com erva cidreira

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

A erva cidreira é uma planta originária da Europa, considerada medicinal devido aos inúmeros benefícios que confere à saúde. Ela também é conhecida como melissa-romana, salva-do-Brasil, bálsamo-doce e bálsamo-de-abelha, entre outros nomes populares.

 

Seu nome científico, Melissa officinalis, deriva da expressão grega “para o mel de abelha”, porque antigamente entendia-se que essa era uma planta que possuía propriedades cicatrizantes e curativas, assim como o mel.

erva-cidreira

Entre outros fins, a erva cidreira combate problemas no sistema nervoso. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a erva cidreira

 

Atualmente, a erva cidreira é considerada a planta ideal para aqueles que buscam opções naturais para tratar problemas relacionados com o sistema nervoso, tais como ansiedade, depressão, hipertensão e o mal-estar digestivo, que é um sintoma dessas condições.

 

Além disso, a erva é excelente para relaxar e tonificar o corpo humano. Dentre seus principais componentes estão óleos como a citronela, os polifenóis, taninos e flavonoides, elementos que, combinados, geram uma ação sedante, vasodilatadora, diaforética e reconstrutora, relaxando o sistema nervoso. Ela ainda tem potencial antiviral e antibacteriano.

 

Embora contenha todos esses benefícios, como todas as ervas, deve ser consumida com bastante cuidado, já que é possível que ela interaja com outros medicamentos ou, até mesmo, cause alergias. Mas, se depois de consultar um médico ele liberar a erva cidreira, é possível começar a usá-la como um ingrediente para a elaboração de remédios caseiros. Quer conhecer algumas possibilidades? Confira abaixo.

 

Melhores remédios caseiros com erva cidreira

 

Depressão

 

A depressão é um problema psiquiátrico bastante grave, que deve ser acompanhado de perto por um profissional especializado. Entretanto, se você quiser usar produtos naturais para combater essa condição tão debilitante, é possível utilizar a erva cidreira, muito benéfica nesses casos.

 

Para isso, basta fazer uma infusão utilizando folhas verdes e frescas da planta e beber uma xícara aproximadamente três vezes por dia. É uma boa alternativa, também, para pessoas que estão sob intenso estresse ou com indigestão e náuseas.

 

Picadas de inseto

 

A erva cidreira é um excelente repelente e também um ótimo creme para aplicar após ser picado por algum inseto. Para fazê-lo, basta misturar aproximadamente 1 ml de óleo essencial dessa planta com 100 ml de água, colocar em um aplicador e usar na pele para repelir os tão indesejados mosquitos.

 

Você pode, ainda, usar esse creme ou loção para aplicar sobre feridas que ainda não cicatrizaram, para as próprias picadas de inseto, ou até para queimaduras leves.

 

Óleo para massagem

 

Depois de um dia estressante, nada melhor do que relaxar, certo? E, para isso, a erva cidreira pode ser uma excelente aliada. Em razão de suas propriedades relaxantes, essa erva é muito usada em óleos para massagem, e você é capaz de preparar o seu próprio em casa.

 

Adicione cinco ou seis gotas de óleo essencial de erva cidreira em 15 ml de óleo de coco, e então aplique-o na zona que está tensa e precisa de relaxamento. Os resultados são incríveis – essa solução pode ser utilizada também para pessoas que sofrem com asma ou bronquite.

 

Mau hálito

 

Por fim, a erva é uma ótima alternativa para as pessoas que querem combater o mau hálito, já que possui um forte e característico aroma. E você pode obter esse benefício sem o menor esforço, já que para isso basta mastigas uma ou duas folhas dessa erva após as refeições.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!