Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar resfriado

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

A mudança brusca na temperatura, muito comum no Brasil, pode deixar o nosso sistema imunológico mais sensível a diferentes tipos de vírus, inclusive ao que causa os resfriados. É difícil passarmos um ano sem ficar nessa situação ao menos uma vez. Mas há sempre alternativas caseiras para curar resfriado que podem ser usadas, evitando que recorramos sempre aos medicamentos analgésicos.

curar-resfriado

Receitas de remédios caseiros podem acelerar a cura de um resfriado. Foto: iStock, Getty Images

Por que é importante curar resfriado

É importante cuidar de qualquer tipo de resfriado, já que ele pode levar a outras infecções, como infecções na garganta, bronquite e pneumonia. Na farmácia, existem muitos medicamentos que prometem curar resfriado, mas eles podem causar efeitos colaterais, como o sono excessivo.

Para evitar que isso aconteça, você pode optar pelos remédios caseiros para curar resfriado, que são maneirais fáceis e baratas para solucionar este problema. Veja quais são os melhores tratamentos naturais.

Melhores remédios caseiros para curar resfriado

Alho

As propriedades antibacterianas e antivirais do alho podem ser muito úteis para você se livrar dos sintomas de um resfriado. O alho ajudar a fortalecer o sistema imunológico e abrir as vias respiratórias, e também ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Existem muitas formas de usar o alho para curar resfriado. A primeira delas é misturar um dente de alho esmagado com duas colheres de suco de limão, uma colher de chá de mel e meia colher de chá de pimenta caiena e consumir diariamente, até que os sintomas diminuam.

Outra alternativa é ferver alguns dentes de alho em água, adicionar uma colher de chá de mel e beber este chá de duas a três vezes ao dia. Você também pode comer o alho cru ou usá-lo em sua comida e bebida.

Gengibre

O gengibre também pode ser útil no tratamento de uma gripe, resfriado. Ele pode acabar com os seus sintomas devido ao seu poder antiviral, expectorante e suas propriedades anti-inflamatórias. Comer gengibre cru ou beber chá de gengibre várias vezes ao dia pode ser uma solução. Para aumentar a eficácia do chá de gengibre, adicione o suco de limão e mel.

Você também pode fazer uma pasta de gengibre, com cravo e sal e consumir meia colher de chá, duas vezes por dia. Se você estiver com coriza, misture quantidades iguais de gengibre e açúcar mascavo e consuma essa mistura diariamente, na parte da manhã, com o estômago vazio.

Canja de galinha

A famosa receita da vovó tem muitos nutrientes essenciais e vitaminas, que ajudam a tratar os sintomas e curar resfriado. As elevadas propriedades antioxidantes da canja de galinha podem acelerar todo este processo de cura.

Ela poderá ajudar a aumentar a imunidade e restaurar suas forças, já que seu corpo fica muito debilitado. Para melhores resultados, faça uma sopa de frango caseiro usando vegetais orgânicos.

Cebola roxa

Se você está querendo curar resfriado,pode obter alívio com um xarope caseiro de cebola roxa. Fatie três cebolas roxas na horizontal. Coloque uma camada de cebola em uma tigela e adicione o mel. Repita o processo até que o recipiente fique cheio.

Cubra a tigela e deixe descansar de 12 a 15 horas. Quando você abrir a tigela, haverá líquido espesso como xarope. Beba uma colher de xarope várias vezes ao dia, para obter alívio da dor de garganta e curar resfriado.