Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da espinheira santa

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Em nossa Floresta Amazônica há uma infinidade de ervas, raízes e plantas utilizadas pelos nativos como remédios alternativos para tratar uma série de condições de saúde. Uma bastante conhecida é a espinheira santa. Esta erva normalmente cresce em países de clima subtropical, chega até cinco metros de altura e contém benefícios à saúde, principalmente curativos, em quase todas as suas partes: casca, folhas e raízes.

 

espinheira-santa

Espinheira santa traz uma série de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a espinheira santa

 

A espinheira santa também é um ótimo diurético, antisséptico, afrodisíaco, antibacteriano e analgésico. Tudo isso devido aos seus muitos componentes, que atuam para tratar várias condições de saúde. Entre eles, os destaques são alguns taninos, o ácido salicílico, flavonoides e minerais como o sódio, ferro e o cálcio. Todos estes elementos transformam essa planta, muito famosa entre os herbalistas em um ótimo remédio.

Em alguns países, as folhas da espinheira também são usadas para a decoração, principalmente para a produção de guirlandas de Natal. Por isso, se você tem um pé da planta em casa, pode desfrutar de todos os seus benefícios e ainda usá-la para enfeitar a sua casa na época natalina. Conheça, abaixo, alguns dos principais benefícios da espinheira santa.

 

Benefícios medicinais da espinheira santa

 

Esta erva é usada para muitas condições de saúde, mas dependendo da região onde ela é encontrada, diversas outras utilidades são atribuídas a ela. Seus usos mais comuns são no tratamento de úlceras hemorrágicas, pressão alta e dores nas articulações.

Algumas pessoas ainda dizem que a planta pode ser usada como um contraceptivo e em casos de gastrite, dispepsia e úlceras gástricas. A infusão das folhas para uso externo ajuda no tratamento da acne e eczema, e também é recomendada em casos de câncer de pele. O seu uso interno é recomendado para tratar o alcoolismo – usa-se pelo menos um litro do chá por dia, durante um mês.

Uma das propriedades mais importantes dessa erva é a de atuar como um antiácido. Seu extrato consegue neutralizar os ácidos do estômago. Por esse motivo que as folhas são usadas para o tratamento de gastrite e úlcera gástrica, já que regulam a produção de ácido clorídrico pelo estômago.

As folhas da espinheira santa também atuam como um calmante, mas com a vantagem de não ter ação sedativa. Segundo alguns herbalistas, a planta tem uma eficiência similar à da morfina. Ela é usada como um agente de limpeza, higienizando o sangue de resíduos que prejudicam o bom funcionamento do organismo, especialmente em pessoas que estão deixando ou que abandonaram a álcool ou cigarro – ela colabora na eliminação dos resíduos resultantes do consumo dessas substâncias.

Também é possível usar esta erva ​​para tratar problemas como asma e bronquite, além de reduzir cãibras. O mais importante benefício da espinheira santa, porém, está relacionado ao seu uso no tratamento do câncer. Mesmo que ainda não seja confirmada a sua eficácia, muitos indígenas usam a erva para esta finalidade.

Seu uso não é recomendado em mulheres grávidas, crianças e lactantes. De qualquer forma, antes de usá-la, é interessante consultar o seu médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!