Pele

Sabonete para pele seca tem funções especiais. Descubra como escolher

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

A pele seca é caraterizada pela falta da oleosidade natural da pele. Com isso, se torna mais áspera e tem a tendência à escamação. Muitas pessoas com este tipo de pele procuram sempre um bom hidrante para solucionar o problema, mas será que é o bastante? A limpeza através de um bom sabonete para pele seca é tão fundamental quanto o uso de uma loção hidratante.

Sabonete para pele seca ajuda a hidratar

Isso acontece, pois o sabonete para pele seca possui uma fórmula que além de limpar a pele, pode ajudar na hidratação. Veja neste artigo como isso é possível e como escolher o sabonete para pele seca ideal.

sabonete-para-pele-seca

Um bom sabonete para pele seca é tão fundamental quanto uma loção hidratante. Foto: Shutterstock

Sabonete para pele seca deve ser específico

Normalmente, quem possui a pele oleosa tem mais cuidados na escolha dos agentes de limpeza da pele. Mas o fato é que não deveria ser assim. Quem tem a pele seca deveria ter o mesmo cuidado, já que ela é mais fina e delicada. A pele seca possui os poros fechados e um PH mais ácido. Por isso, a escolha do sabonete para pele seca deve ser feita para atenuar estas condições.

Com a escolha de um sabonete para pele seca apropriado, é possível evitar dores ou feridas, provocadas por coceiras e infecções da pele, já que a pele seca favorece a entrada de agentes infecciosos. Se não tratada a pele seca em um longo prazo pode ter complicações como a dermatite atópica, o eczema e a psoríase.

Sabonete para pele seca em barra ou líquido?

Antes de escolher um sabonete para pele seca, é necessário saber o que cada um deles pode fazer pela sua pele. Os sabonetes em barra possuem em sua fórmula ácidos graxos de origem animal ou vegetal, com um pH alcalino.

Já os sabonetes líquidos contêm detergentes e um pH neutro. Por isso, o sabonete para pele seca na versão líquida é o ideal para a pele seca, já que é mais hidratante do que o sabonete em barra.

Sabonete para pele seca previne envelhecimento

Um bom sabonete para pele seca deve possuir, também, uma fórmula suave para a limpeza delicada. Além disso, os sabonetes ricos em hidratantes são os mais recomendados para evitar o ressecamento da pele seca, já que diminuem a perda da água da pele. Com a pele hidratada é possível prevenir o envelhecimento.

O ideal é usar um sabonete para pele seca sem álcool, óleos vegetais, como o óleo de amêndoas, o extrato de semente de uva e a manteiga de karité, assim como os que contêm bepantenol e glicerina. Na maioria dos casos de pele seca, é possível encontrar sensibilidade na pele. Por isso, também precisa ser tratada com substâncias calmantes. Procure na sua fórmula componentes como camomila ou erva-doce.

Não use esponja!

Além da escolha do sabonete para pele seca, é necessário ter outros cuidados com a cútis. Por exemplo, o uso de esponjas durante o banho. O sabonete para pele seca é suave e busca hidratar e não retirar a hidratação natural da pele. Mas se usarmos esponjas durante o banho, essa oleosidade é retirada, agredindo a pele seca e sensível.

Confira na reportagem qual o sabonete ideal para cada tipo de pele:

 

 

Saiba mais:

 

Como fazer uma boa e profunda limpeza de pele em casa?

Evite os riscos! Cuide da sua pele e do seu corpo com cosméticos seguros!

Ativos usados em cremes driblam efeitos da menopausa na pele

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Problemas de pele? Saiba como tratar a pele irritada e sinta-se melhor

Prevenindo o envelhecimento da pele: será que vale a pena usar antioxidantes via oral

Veja como saber o seu tipo de pele e como se proteger de doenças

Aprenda os principais cuidados com a pele oleosa em seu dia a dia

Faça em casa uma receita caseira de máscara de abacate

Saiba como rejuvenescer dia após dia: desenvolva uma rotina de cuidados!

Pele irritada: por que certos cosméticos provocam reações alérgicas?