Dica do Nutricionista

Qual o mínimo de consumo de sal por dia?

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Que o sal em excesso é vilão, todo mundo já sabe. Mas o que poucas pessoas sabem ou imaginam é que o seu consumo de sal por dia em menor quantidade que o indicado também é muito prejudicial.

 

Isso é a indicação de um estudo publicado na American Journal of Hypertension que afirma que reduzir demais o consumo de sal pode estimular ataques cardíacos, derrames e outras graves doenças do coração. Mas qual o consumo de sal por dia que se deve ingerir?

consumo de sal por dia

O segredo está no equilíbrio, nem muito pouco, nem demais. Foto: iStock, Getty Images

 

Consumo de sal por dia: um colher de chá

 

De acordo com os pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York (EUA), o consumo de sal por dia deve ficar em torno de 6,25 gramas, equivalente a uma colher de chá de sal.

 

Isto contraria as tendências anteriores que pretendiam reduzir, como mais saudável, o consumo de sal por dia para 3 gramas. Atualmente a indicação é consumir de 6 a 8 gramas de sal por dia e segundo o novo estudo, nunca se deve ultrapassar 15 gramas.

 

As razões para os pesquisadores defenderem o mínimo de 6,25 gramas de consumo de sal por dia é baseada na análise de 23 estudos diferentes, sobre os efeitos do sal no organismo.

 

A razão do aumento das doenças do coração pelo consumo extremamente reduzido ainda não são completamente claras. O que se pode dizer, é que o sal desempenha papel importante no organismo e seu consumo adequado é necessário.

 

O sódio, elemento presente no sal, é um componente de suma importância para o bom funcionamento do corpo. É ele quem controla a quantidade de água no organismo, ajuda a transmitir os sinais nervosos e contrações musculares.

 

O cloreto de sódio, também auxilia no processo de digestão dos alimentos e no transporte do dióxido de carbono para os pulmões. Este, é eliminado através da nossa respiração.

 

Consumo de sal por dia deve ter equilíbrio

 

Mas não precisa se animar demais! O consumo de 6,25 gramas de sal por dia é equivalente a alguém que consome pouco sal. Pensando na hora de fazer a comida, por exemplo, usamos muito mais que uma colherinha de chá de sal.

 

Além disto, muitos outros alimentos que parecem não ter sódio, tem… Como pães, biscoitos, lanches industrializados, entre outros. Alguns alimentos ainda têm dose caprichada de sódio, como os refrigerantes, os enlatados, as conversas, os embutidos, entre outros.

 

Sempre dê preferência a produtos feito em casa ao invés de usar os industrializados. Esta é uma boa dia para controlar o consumo de sal por dia.

 

Nos alimentos que você mesmo prepara, pode dosar melhor o sal e ainda sabe tudo que compõe o seu prato. Além de tudo é muito mais saudável. Outra dica é diminuir o consumo de sal para temperar as saladas. Experimente usar o suco de limão e azeite para temperar. Você vai perceber que fica até mais saboroso.

 

No Brasil, o consumo de sal por dia indicado para os seres humanos pelos órgãos de saúde é ficar entre 2 e 5 gramas. Tanto que o Ministério da Saúde exigiu a redução de sal em diversos produtos, que começaram a ser aplicadas.

 

Alguns alimentos com muito sódio como caldos de carne, sopas prontas, entre outros, já possuem versões mais lights com menos sódio. Como ainda não há uma regra totalmente clara, a moderação é a melhor opção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!