Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do capim santo

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

O capim santo, um dos sabores mais comuns da culinária tailandesa e vietnamita, tem muitos benefícios para a saúde, incluindo reduzir seu colesterol e prevenir o câncer. Muitas pessoas podem conhecê-lo como capim limão, mas as duas plantas tratam-se da espécie, a Cymbopogon citratus, facilmente encontrada em jardins ou lojas de produtos naturais.

Saiba mais sobre o capim santo

A presença de propriedades antibacterianas, antimicrobianas, antioxidantes e terapêuticas tornam essa planta um ótimo remédio caseiro para muitas doenças comuns. Seja usando as suas folhas secas para fazer um chá ou o seu óleo essencial, é possível ter todos os benefícios dessa erva maravilhosa.

capim-santo

O capim santo atua contra uma série de condições de saúde. Foto: iStock, Getty Images

O principal componente químico encontrado no capim limão é o citral, um composto aromático usado em perfumes devido ao seu odor de limão. E a presença do citral representa o grande valor antimicrobiano na planta, que é eficaz para tratar problemas relacionados a micro-organismos nocivos.

Do ponto de vista nutricional, o capim santo é uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês. Ele também tem vestígios de vitaminas do complexo B. Conheça, abaixo, quais são os principais usos medicinais dessa erva.

Benefícios medicinais do capim santo

Prevenir o câncer

Um estudo revelou que 100 gramas de capim santo contêm antioxidantes que podem prevenir o câncer. Em 2006, uma equipe de pesquisadores de Israel descobriu um composto na planta que é capaz de matar células cancerosas sem danificar as saudáveis.

Indigestão

O chá feito com folhas da planta ajuda a acabar com a indigestão, dor abdominal, constipação, cólicas intestinais e diarreia. O capim também possui propriedades medicinais que reduzem os gases e impedem a sua formação nos intestinos.

Desintoxicação

O capim santo também tem propriedades para desintoxicar o corpo, aumentando o número e a frequência da micção. Isto pode tornar o aparelho digestivo, fígado, pâncreas, rins, e bexiga livres de substâncias tóxicas e, além disso, remover o excesso de ácido úrico.

Benefícios para o sistema nervoso

Os óleos essenciais extraídos da planta são muito usados pata fortalecer e melhorar o funcionamento do sistema nervoso. Portanto, o óleo de capim santo, quando aplicado durante uma massagem em toda a superfície do corpo, relaxa os músculos e alivia dores.

Redução da pressão arterial

Outro grande benefício da planta é que ela efetivamente consegue reduzir a pressão sanguínea, estimular a circulação sanguínea e acabar com alguns problemas de pressão arterial. O consumo do seu suco é um ótimo remédio caseiro para reduzir a hipertensão.

Analgésico

Existem algumas propriedades do capim limão que muitas pessoas não conhecem. Geralmente, associamos a planta ao relaxamento ou a problemas estomacais, mas ela também consegue aliviar todos os tipos de inflamação e irritabilidade associados com dores.

Então se você tem uma dor de dente, dor muscular, dor nas articulações ou dor de cabeça, o chá de capim santo é uma ótima opção para um tratamento rápido e eficaz. A planta também é um ótimo remédio para as mulheres, durante a menstruação, já que reduz a dor menstrual e as náuseas.

Pele bonita

Por fim, o capim limão é muito usado na indústria de cosméticos. Os benefícios incluem a redução da acne e atua na renovação da pele. O óleo da planta deve ser usado para uma massagem suave na área afetada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!