Medicina Alternativa

Acufeno: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

O acufeno é aquele estado de zumbido nos ouvidos, ou sensação de ouvidos tapados. Embora não cause dor, ele provoca desconforto, perda de concentração, insônia e irritabilidade. O distúrbio pode gerar sons contínuos nos ouvidos, que assemelham-se ao de uma cachoeira, chiados, apitos, sons de insetos voando ou a uma panela de pressão. As causas do acufeno são muitas, assim como os tratamentos.

 

acufeno

O acufeno, aquele zumbido irritante no ouvido, pode ser tratado. Foto: iStock, Getty Images

 

Como aliviar o acufeno

 

Para aliviar os sintomas, o chá de melissa é um dos remédios caseiros indicados para todos os casos. Fazê-lo é rápido e fácil. Você só vai precisar de duas colheres de sopa de flores de melissa secas e um litro de água.

Para prepará-lo, ferva a água e depois coloque-a junto com as flores de melissa em uma panela com tampa. Tampe o recipiente e deixe o chá parado por 10 minutos. Feito isso, coe, espere amornar e beba até três xícaras por dia, sempre após as refeições.

De preferência, beba todo o chá de melissa no mesmo dia em que ele foi preparado, pois ele poderá perder suas substâncias benéficas se tomado no dia seguinte. Procure consumi-lo morno, nunca gelado.

 

Causas e tratamentos para o acufeno

 

O acufeno não é considerado uma doença, mas pode ser um sintoma de algum distúrbio no organismo, geralmente não grave, ou consequência de certas situações. A exposição a sons muito altos por bastante tempo é um dos casos que podem ocasionar no zumbido. Nessa situação, fazer chás ou acrescentar casca de pimenta malagueta, faia-da-terra, raiz de bardana, folha e flor de espinheiro e goma de mirra nas receitas pode ajudar a aliviar os sintomas.

circulação sanguínea também causa zumbidos nos ouvidos, isso porque pessoas com hipertensão podem não ter a quantidade adequada de sangue bombeada para a parte superior do ouvido. Isso fará com que a pessoa escute os próprios batimentos cardíacos. Para esta situação, tome o chá de ginkgo biloba. Mas atenção: essa receita não é indicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, tampouco para bebês.

Para preparar o chá, ferva 500 ml de água por cinco minutos, depois acrescente meia colher de sopa de folhas secas de ginkgo biloba e meia colher de sopa de folhas e flores secas de sete-sangrias. Deixe em fogo baixo por mais três minutos, coe, deixe esfriar e beba uma xícara do chá a cada oito horas, sem colocar açúcar.

Outra causa possível do acufeno são inflamações e outros problemas na mandíbula. Para isso, comer pequenas quantidades de abacaxi fresco todos os dias irá ajudar a diminuir a inflamação, além de melhorar a circulação do sangue na cabeça e pescoço.

A rigidez dos ossos do ouvido também pode gerar o sintoma. Nesses casos, comer um dente de alho cru diariamente irá aliviar o incomodo. Ruptura no tímpano é outro comum provocador do acufeno.

Se é essa a origem do seu zumbido, misture uma colher de chá de sal e uma colher de chá de glicerina em um litro de água morna. Pulverize o nariz com o líquido até que sinta ele na garganta. Faça isso três vezes por dia.