Uncategorized

Conheça os benefícios medicinais do chá de melissa

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Os chás são consumidos há milênios como opções naturais tanto para degustação quanto para a cura de diferentes males. Alguns são mais populares do que outros, seja pelo sabor agradável ou então por suas propriedades medicinais. No Brasil, um dos mais populares é o chá de melissa, feito com a planta que também é conhecida como erva cidreira. É um excelente remédio caseiro para insônia, pois atua como um calmante suave, proporcionando o relaxamento e, consequentemente, um sono mais tranquilo.

cha-de-melissa

O chá de melissa é um dos melhores calmantes naturais. Foto: iStock, Getty Images

O nome melissa deriva do grego e significa “mel de abelha”, uma vez que trata-se da flor favorita desses insetos. Era uma erva considerada sagrada na antiguidade, no Templo de Diana. O óleo essencial produzido a partir dessa planta possui coloração amarelo-pálida e aroma característico de limão fresco, que a torna inconfundível.

Para consumir esse óleo, porém, é preciso investir alto – seu custo elevado é ocasionado pelo fato de que podem ser necessárias até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo puro.

Benefícios do chá de melissa

A melissa é uma planta de sabor adocicado, que traz benefícios para quem a consome regularmente. O chá de melissa é considerado um santo remédio por pessoas ansiosas, já que o hábito de beber uma xícara antes de dormir reduz a ansiedade e o estresse, proporciona o relaxamento e devolve a qualidade do sono, gerando a merecida tranquilidade.

Portanto, para quem, na hora de dormir, não consegue parar de pensar nos compromissos e preocupações do dia a dia, uma xícara de chá de melissa pode ser um forte aliado.

Além de suas propriedades calmantes, o chá é uma ótima opção para tratar males do sistema digestivo, uma vez que auxilia no tratamento de distúrbios estomacais, elimina os gases, auxilia na digestão e proporciona bem-estar, mesmo após refeições pesadas e gordurosas. Também protege de doenças cardiovasculares, combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

Porém, o chá de melissa não deve ser consumido por pessoas portadoras de hipotensão, pois doses elevadas desse remédio caseiro podem levar à queda de pressão.

Como preparar chá de melissa

O chá de melissa, como qualquer outro, tem preparo simples, que consiste, basicamente, em fazer uma infusão com as folhas da planta. Confira o passo a passo, prepare seu chá e mantenha-se tranquilo.

Ingredientes:

– 200 ml de água

– 10 folhas secas de melissa

– Açúcar a gosto

Modo de Preparo

Leve ao fogo a água e deixe ferver. Em seguida, acrescente as folhas secas de melissa, cubra e deixe em infusão por dez ou 15 minutos. Quando estiver em uma temperatura boa para o consumo, coe, adoce a gosto e beba.

Podem ser acrescentadas algumas gotas de limão para dar um toque diferente. Para quantidades maiores, acrescente mais água e folhas da planta. O ideal é consumir esse chá antes de dormir e evitar seu uso durante o dia, já que promove o relaxamento e pode fazer com que você não tenha energia para efetuar as atividades do dia a dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!