Beleza > Moda > Uncategorized

Roupa para homens: confira 15 erros comuns e como evitá-los

Por Redação Doutíssima 20/10/2015

A presença masculina no universo da moda está se tornando cada vez mais relevante. Uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta: 54% dos homens se interessam por moda e que 61% deles optam por peças de marcas conhecidas. Mas, afinal, qual é a importância da roupa para homens?

A consultora de imagem pessoal e empresarial, Maria Valentina, explica que a nossa imagem representa aproximadamente 93% de nossa locução não verbal. Ou seja: a aparência também é uma forma de expressão. “Estar bem vestido demonstra autoconfiança, segurança e preparo emocional, principalmente quando a carreira está em ascensão”, enfatiza ela.

roupa para homens instagram reproducao doutissima

Moda masculina: é importante ter cuidado para não pecar no visual. Foto: Instagram, Reprodução

 

Acerte na escolha da roupa para homens

Mesmo que um homem seja muito estiloso, às vezes são os pequenos detalhes que podem prejudicar a aparência como um todo. Mas o primeiro quesito para quem deseja acertar no visual é considerar o ambiente a ser frequentado, para então definir a escolha da roupa.

“Quando frequentamos ambientes sociais, devemos sempre observar o convite que recebemos. Normalmente, ali está definido o tipo de traje que devemos usar. Quando não consta ou somos convidados por outros meios, é necessário verificar o local, o horário e tipo de evento”, orienta a especialista.

No espaço de trabalho, observar as normas de vestimenta é fundamental. “O funcionário precisa seguir o código e suas regras, adaptando o seu estilo pessoal ao ambiente de trabalho”, lembra Maria. Já quando a empresa não possui um dress code definido, uma boa dica é observar os demais colegas do departamento para compor sua vestimenta.

 

15 erros comuns do vestuário masculino

Se você deseja manter um visual impecável, confira abaixo uma seleção de erros comuns do vestuário masculino, feita pela consultora de imagem, com direito a dicas para não deslizar na produção:

Traje formal

 

1. Comprar o paletó de numeração maior ou menor que o seu tamanho. Lembre-se: as ombreiras devem ficar na linha exata dos ombros. Se for necessário ajustar, é melhor desistir da compra.

 

2. Usar a manga do paletó comprida demais. O comprimento não deve ultrapassar o ossinho da mão. O correto é ficar em cima do ossinho e aparecer por 1 cm do punho da camisa.


3. Usar a calça social embolada no sapato ou curta demais (acima do calcanhar). O comprimento da calça deve ser um pouco mais curto na frente do que atrás. Ela deve cair confortavelmente sob o peito do pé.

4. Usar a calça acima da linha do umbigo ou muito abaixo. O correto é ficar na altura do umbigo.

 

5. Não observar o comprimento da gravata, que deve tocar o cinto, ou, no máximo, o furo central do cinto.

 

6. Usar meia de algodão comum com sapato social. Use uma meia de algodão social.

 

7. Usar meia social, mas de cor diferente do sapato ou da calça. Coordene a cor do sapato com a cor da meia.

 

8. Usar o cinto de cor ou material diferente do sapato. Coordene as cores e texturas.

 

9. Usar traje social com sapato esportivo. Traje social combina com sapato social.

 

10. Usar gravata com camisa de manga curta. Evite!

 

Traje informal:

 

1. Usar sapato social com calça jeans e camiseta. Prefira um sapatênis.

 

2. Usar tênis de práticas esportivas no dia a dia. Evite esse hábito.

 

3. Usar camisa com mais de dois botões desabotoados, mostrando demais o peito. Deixe pelo menos um botão fechado.

 

4. Usar calças de cintura baixa, aparecendo a cueca. Fuja dessa combinação, especialmente no ambiente de trabalho.

 

5. Usar bermudas ou calças pescador na empresa. Vista apenas se a companhia permitir.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre roupa para homens? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!